quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

Olhando as notícias do vai e vem de milhões de dólares escondidos em jatinhos (Cessna Citation), financiamentos milionários de eventos gospel, e as volumosas quantias depositadas nos cofres das instituições religiosas, capturadas de pobres ovelhas como sendo "dinheiro para o Senhor", me lembro de Jesus Cristo dizendo quando é que damos de fato alguma coisa a Ele :
"...QUANDO O FIZESTES A UM DESTES PEQUENINOS IRMÃOS , A MIM O FIZESTE".(Mat.25:40).
É de dar nojo o cinismo com que alguns manipulam a consciência das ovelhas de Cristo, por via de uma hermenêutica oportunista, doentia, "recosturando o véu" rasgado na Cruz, próprio de indivíduos inescrupulosos. A destinação do dinheiro que entra nos cofres das instituições religiosas diz se aquela comunidade é ou não realmente cristã. Se a destinação dos recursos não obedecer o comando bíblico , isso obstaculizará a ação iluminadora do Espírito Santo . Se , porventura, houver uma ou outra conversão genunina entre nós, isso se dará apesar de nós. Essa convicção wesleyana, é a minha. Concordo com John Wesley que a maneira equivocada de tratar a destinação dos recursos entregues a nós pelo próprio Deus, é a causa principal da "Ineficiência do Cristianismo".
Comentando Jeremias 8:22, JW lamenta, com indisfarçável e profunda decepção, cerca de dois anos antes de sua morte, o desvio de rota e a completa ignorância dos chamados protestantes, particularmente os metodistas, do que seja o verdadeiro cristianismo. Não existe cristianismo sem socorro a necessitados. Ele (JW) conclui que a causa principal da ineficiência do cristianismo está ligada à ausência das obras na vida do crente. Crente que não socorre necessitados ainda não se coverteu. JW conclui que o Espírito Santo não age em nossos encontros porque nós, propositalmente, decidimos proteger nosso patrimônio ignorando os famintos, nus e sobrecarregados pelas desventuras da vida. Quem teria coragem de desafiar a Bíblia quando ela instrui que o dinheiro que entra nas nossas comunidades deveriam servir para sustentar os que nos ensinam no Senhor, e aos necessitados ? É , por acaso, novidade para qualquer crente, que primeiro cuidamos de enfeitar o salão de cultos, pôr gasolina nos carros , sustentar mega-estruturas eclesiásticas, e só depois, se sobrar algum recurso , juntarmos com uma "vaquinha" para socorro de seres humanos ? Cristianismo é relacionamento. Cristianismo é cuidar de gente. É por tais razões que Wesley classifica como "hipócritas", "estúpidos", "contrários à Bíblia", "cruéis", "impiedosos", "sem o temor de Deus", todos os crentes que negligenciam o socorro aos necessitados. Vejamos :
"Oh! que Deus possa me capacitar, uma vez mais, antes que eu me vá daqui, e não seja mais visto, para erguer a minha voz , como um trompete, para aqueles que ganham e economizam tudo o que podem, mas não dão tudo que podem ! Vocês são homens, alguns dos principais homens que continuamente afligem o Espírito Santo, e em grande medida, interrompem Sua influência graciosa de descer em nossas assembléias. Muitos de nossos irmãos, amados de Deus, não têm comida para comer; eles não têm vestimenta para colocar; eles não têm lugar onde deitar a cabeça. E por que eles estão assim desamparados ? Porque você, impiedosamente, injustamente, e cruelmente, detém deles o que o seu Senhor hospeda em suas mãos, de propósito, para que você supra as necessidades deles. Veja os membros pobres de Cristo beliscando com fome, resfriando-se com frio, seminus! Enquanto isso, você tem muito dos bens materiais, para comer, beber e vestir. Em nome de Deus, o que você está fazendo ? Você nem teme a Deus, nem cuida do homem. Por que você não divide o seu pão com o faminto, e cobre o nú ? Você tem gasto, em seu próprio vestuário caro , o que teria respondido ambas essas intenções. Deus mandou você fazer dessa maneira ? Ele aprova você, por fazer assim ? Ele confiou a você os dele (não os seus) bens, para essa finalidade ? E Ele diz agora,-Servo de Deus, bem feito!- . Você bem sabe que não! Essa ineficiente despesa não tem aprovação, tanto de Deus, quanto de sua própria consciência! Mas você diz que não pode dar-se ao luxo disso ! Oh! , envergonhe-se de tão miserável contra-senso em sua boca ! Nunca mais espelhe tal hipocrisia estúpida; tal absurdidade palpável! Pode algum mordomo dar-se ao luxo de ser um patife completo, para gastar os bens de seu Senhor ? Pode algum servo dar-se ao luxo de gastar todo o dinheiro de seu Senhor; alguns, de outro modo, do que se Senhor designou para ele ? Quem quer que assim proceda, deve ser excluido de uma sociedade cristã.
Mas é possível suprir todos os pobres, em nossa Sociedade, com as coisas necessárias à vida ? Foi possível, uma vez, fazer isso, em uma Sociedade maior que essa. Na primeira igreja de Jerusalém, não havia alguém, entre eles, que passava necessidade; mas a distribuição era feita para cada um, de acordo com o que precisava. E nós temos provas completas de que é possível se fazer dessa forma. É assim, entre o povo chamado Quakers. Sim ! Entre os Morávios, assim chamados. E por que não poderia ser conosco ? Porque eles são dez vezes mais ricos do que nós ? Talvez, cinquenta vezes ! E ainda assim, nós somos capazes, o suficiente, se nós temos, igualmente, boa-vontade para fazer isso! Um cavalheiro (um metodista) disse-me alguns anos atrás: - Eu devo deixar quarenta mil Libras entre os meus filhos- . Agora , suponha que ele deixasse para eles vinte mil, e desse os outros vinte mil, para Deus e para os pobres, poderia Deus dizer a ele: -Tu , tolo ?- E, isso colocaria toda a Sociedade acima das necessidades.
Mas eu não irei falar, em dar para Deus, ou deixar a metade de sua fortuna. Você pensaria que é um prêço muito alto para o céu. Eu virei para as condições menores. Não existem alguns poucos, entre vocês, que podem dar cem Libras; talvez, alguns que podem dar mil; e, ainda deixar para seus filhos, tanto quanto os auxiliaria trabalhar para a própria salvação deles ? Com duas mil Libras, e não muito menos, podemos suprir as necessidades presentes de todos os nossos pobres, e colocá-los em um caminho para que possam suprir as próprias carências para o tempo vindouro. Agora, suponha que isso possa ser assim; nós somos transparentes, diante de Deus, enquanto isso não é feito ? Não é a negligência disso uma das causas porque muitos ainda estão doentes e fracos entre vocês, de alma e corpo ? Que eles ainda afligem o Espírito Santo, por preferirem as modas do mundo, aos mandamentos de Deus ? E eu, muitas vezes, duvido se não é uma espécie de inclinação. Eu duvido se não é um grande pecado, mantê-los em nossa Sociedade. Não pode ferir a alma deles, por encorajá-los a perseverar, em um caminho contrário à Bíblia ? E não pode, em alguma medida, interceptar as influências salutares do Espírito abençoado, em toda a comunidade ?
Eu estou angustiado por não saber o que fazer. Eu vejo o que eu poderia ter feito uma vez. Eu devia ter dito, em caráter autoritário, e expressamente: -Aqui eu estou. Eu e minha Bíblia. Eu não irei, e não ousarei, mudar desse livro coisa grande ou pequena. Eu não tenho poder para dispensar um jota ou um til do que esteja contido aqui.Eu estou determinado a ser um cristão bíblico; não quase, mas, totalmente. Quem irá me encontrar, nesse terreno, junte-se a mim nisso, ou não se junte, afinal!- Com respeito ao vestir, em particular, eu poderia ter sido tão firme (e agora vejo que eu poderia ter sido bem melhor), quanto a qualquer uma das pessoas chamadas Quakers, ou irmãos Morávios. Eu deveria ter dito: -Essa é a nossa maneira de nos vestir, que nós sabemos bíblica e racional. Se você se juntar a nós, você terá que se vestir como nós; mas você não precisa se juntar a nós, a menos que isso o agrade.- "
SERMÃO PREGADO POR JOHN WESLEY EM 02/07/1789 (Dublin)
"CAUSAS DA INEFICIÊNCIA DO CRISTIANISMO"

Que Deus nos dê coragem para fazermos a correção do rumo.