terça-feira, 4 de outubro de 2011

EXPLOSÃO DO TEMPLO

Todos sabemos que a "igreja" moderna dos crentes está consideravelmente fora da rota. Esse desvio de rota da igreja moderna dos crentes poderia ser corrigido, dependendo da honestidade ou do aprendizado das lideranças . Infelizmente há, como sempre houve, líderes desonestos e líderes ignorantes. Evidentemente, ainda há igrejas caminhando no rumo certo, com visão dentro do foco. São poucas, considerando o universo delas, mas há. Lamentavelmente , a imensa maioria, não há mais dúvida, está fora do rumo, fora do foco. Para não ser pesado, vou debitar na conta da ignorância o flagelo das congregações modernas. "O meu povo está morrendo por falta de conhecimento..." (Os.4:6), foi a palavra do Senhor aos filhos de Israel. Tem sido assim ao longo da história. A falta de conhecimento mata. Mata até os sonhos de Deus, uma vez que de nossa capacidade volitiva depende a apreensão dos tesouros contidos nas verdades eternas. Perdemos, sofremos, morremos um pouco mais, sempre que houver falta de conhecimento. A bíblia é campeã de vendas no país, mas é na mesma proporção pouco lida, e quase nunca estudada. Tornou-se um amuleto, uma "caixinha de promessas". Textos pinçados do Velho Testamento, a juizo de particulares interesses, tornam-se mantras e colunas de sustentação da fé de crentes débeis. Promessas feitas por Deus ao povo de Israel, são transportadas para a igreja da nova aliança, numa espécie de recostura do véu rasgado na cruz.(Mat.27:51) .Penso que muito do besteirol gospel dos dias atuais seria varrido de nosso meio, se tão somente os crentes aprendessem o que é , na palavra de Deus , "O TEMPLO" . O terremoto que seguiu-se à morte do Senhor Jesus (Mat.27: 51 a 54), não explodiu o templo de Jerusalém. A igreja moderna dos crentes age como se o "TEMPLO" de Jerusalém houvesse explodido e espalhado suas partículas pelos séculos vindouros, de maneira tal que cada porta de congregação que se abre seja lá com que bandeira for, seja lá em que canto do mundo , terá sido um grão de areia resultante daquela explosão ocorrida no triste dia da crucificação de Jesus. É como se o "TEMPLO" de Jerusalém existisse até hoje, por via de uma espécie de divisão celular mitótica ao longo da história do cristianismo, conservando assim todas as suas características, inclusive, "casa do tesouro", altar, lugar santo, etc. Aliás, a tal "casa do tesouro", nas congregações modernas dos crentes , é o lugar mais especial no juizo de suas lideranças, porque dali procede a sustentabilidade que garante a continuidade de sua existência. Êste lugar, introjectado no inconsciente imaginário do crente moderno, por via da transposição da ameaça Malaquiana, é o pilar de sustentação das congregações modernas. Esse local, indicado como depósito da fidelidade, é um balcão de negócios onde o crente moderno adquire os vales de indulgência mensal . Os crentes modernos ignoram que "O TEMPLO" ( o segundo) foi destruido no ano 70DC, sob comando do general Tito . Aqui reside o maior erro das igrejas modernas dos crentes: A IGNORÂNCIA DO QUE SEJA "O TEMPLO" .
Ah! se os crentes soubessem :
1. QUE O TEMPLO SOMOS NÓS
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Co.3:16)

2. QUE DEUS NÃO HABITA EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS HUMANAS
"Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens..."(Atos 7:48)

3. QUE OS CRENTES SÃO O SANTUÁRIO DE DEUS
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo..."(Atos 6:19)

Se os crentes modernos soubessem disso, certamente não seriam mais manipulados por lideranças inescrupulosas.
Se os crentes modernos entendessem isso :

a) saberiam que,ao fazer um só sacrifício, de uma vez por todas, Jesus Cristo inaugurou uma Nova Aliança ;

b) saberiam que não existe mais "santuário" (prédio);

c) saberiam que não existe mais "altar" destinado a oferecimentos ;

d) saberiam que todo crente é um sacerdote ;

e) saberiam que os crentes são as pedras vivas da Casa Espiritual (I Pedro 2:5);

f) saberiam que a igreja pode se reunir em casas (Rom.16:5), embaixo de árvores, embaixo de pontes, à beira de um rio , ou em prédios separados para tanto ;

g) saberiam que Jesus falava sério, quando disse que onde estivessem dois ou três de nós reunidos , ali Ele estaria ;

h) saberiam que a reunião dos santos em uma igreja local, presta para adorar a Deus e fazer o nome de Cristo conhecido ;

i) saberiam que o dinheiro resultante da voluntariedade dos crentes, é para socorrer necessitados ;

j) saberiam que, na Nova Aliança, não existe mais "Levitas";

k) saberiam que aqueles que anunciam o evangelho (que nos ensinam), devem viver do evangelho, e que portanto, a igreja tem que sustentá-los com dignidade (I Co.9);

l) saberiam que a igreja é um corpo vivo, composto por diversos dons (membros), que devem ser utilizados para o crescimento (edificação) desse corpo (Ef.4: 15 e 16 c/c I Co.12) ;

m) saberiam que , estando esse corpo (I Co.12) reunido em local fechado (quatro paredes) ou não, deve cumprir sua função de reproduzir, por via da entrega da mensagem de arrependimento, que é a "causa" de Cristo ;

Falta , de fato, conhecimento.
Que Deus nos dê tempo para efetuarmos a correção do rumo .

Um comentário:

  1. Achei interessantíssima esta tua analise sobre a Questão do Templo,Quando usamos a Bíblia para interpretar a própria bíblia fica tudo mais claro,quando colocamos os óculos neotestamentário para entendermos o texto veterotestamentário compreendemos que tudo aquilo na antiga aliança eram apenas símbolos que iriam culminar em Jesus,assim como o autor de Hebreus diz que a antiga aliança era apenas símbolos transitórios da Nova superior e eterna, é Ele a nossa morada e habitação.Quando Davi em 2Samuel 7 dizia que ele tinha casa de cedro e a arca não tinha lugar para habitação,logo foi repreendido por Deus por meio do profeta Natan e no verso 5 Deus Diz Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação? 6 Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo.E no verso 12 Ele diz que o único que Edificara uma casa é o descendente de Davi o próprio Jesus, e esta casa que é estabelecido por Jesus é um Templo é eterno. Assim podemos até lembrar do Salmo 127 SE o SEnhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam.

    elias tiago da silva junior

    ResponderExcluir