quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O MONERGISMO E A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
" Mas a manifestação do Espírito Santo é dada a cada um, para o que for útil" (I Co.12:7)

A conduta do salvo não deve ser pautada pelas "tradições", "razão" ou a "experiência". Todo crente deve amar a Palavra de Deus escrita, e tê-la como sua única, infalível, perfeita e suficiente regra de fé e prática. O Espírito Santo é Deus, soberano, onipotente , onisciente, Aquele que escreveu a mencionada Palavra. Não é um Deus menor, cumprindo ordens de um Deus maior. Ele age como e quando quer. Ao homem não é dado o direito de limitar a Sua ação. Assim considerando, é lícito perguntar : Como saber se uma manifestação é do Espírito Santo ou não ? Qualquer que seja a ação do Espírito Santo, Ele que não é Deus de confusão (I Co.14: 33) , certamente nos guiará a toda a verdade, e nós sabemos que a Escritura Sagrada é a verdade (João 17:17) . Precisamos examinar o que estamos vendo com a Palavra de Deus. Não se trata, portanto, de "limitar" a ação do Espírito Santo, mas consultar a "verdade revelada" (escrita)  para entender e discernir as coisas espirituais.
"Monergismo" , em linhas gerais, é a compreensão de que o Espírito Santo convence o homem do pecado , da justiça e do juízo, absolutamente independente da participação de qualquer homem .  Se os dons (carismas) não prestam para o cumprimento do "Ide", ou seja, o próprio Espírito concedendo-nos  ferramentas (dons) para agirmos em sinergia com Ele, então a visão acima está correta. Eu não creio assim! Creio na necessidade de nossa ação como pregadores do Evangelho de salvação. O crente deve investigar qual é a vontade de Deus nas Escrituras, e viver essa vontade de maneira a agradá-Lo. O crente genuíno , não pode viver menos que isso . A vontade de Deus , quando investigada, é facilmente conhecida em textos claros, tais como: João 6: 39 e 40; I Tim.2: 1 a 6 . O homem, de si mesmo, não consegue cumprir a vontade de Deus. Para tanto, o Espírito Santo que habita em nós (Jo.14: 17) , nos conduz "à toda a verdade"(João 16: 13) .  Para cumprir a vontade de Deus, que é a recuperação no homem da imagem perdida no Éden, através do sacrifício vicário de Jesus Cristo (II Co.5: 21), o Senhor distribuiu dons aos salvos conforme o Seu santo querer. Ao conceder tais dons aos salvos, o fez com dois, e apenas dois, propósitos: 1) A Sua glória ; 2) A edificação da Igreja (Ef.4: 12) .  Esses dons são capacitações dadas por Deus para o desenvolvimento do ministério individual de cada crente, com vistas ao cumprimento de seus eternos propósitos. O propósito da "edificação da Igreja" , diz respeito primordialmente à consecução de Sua vontade, que justifica a vinda da pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo (João 6: 39 e 40) . "Edificar" esta igreja (oikodome), portanto, é mais que fortalecer o crente (sabedoria, conhecimento, piedade cristã, santidade), é colocar mais "pedras na construção" , isto é, com as ferramentas dos dons  concedidos, em sinergia com o Espírito Santo, buscar o perdido para o redil do Senhor. É operar para o AUMENTO do corpo (EF.4: 16). A Igreja de Cristo não é uma passarela para que alguns privilegiados desfilem seus dons e talentos, mas um grupamento de soldados em guerra (Ef.6: 10 a 18) na busca de resgatar alguns da ira divina, por meio da pregação do Evangelho (Rom.10: 14  c/c I Co.9: 16) . Então, sabedores da vontade de Deus, e capacitados para cumprir tal vontade com o recebimento de dons, que efeito tem esse conhecimento sobre nós ? A resposta a esta pergunta determina nosso nível de envolvimento na causa de Cristo. O Espírito Santo , que é Deus, está no coração do crente (Rom.8: 9) . Este Espírito que habita o coração do salvo, concede e opera os dons com vistas ao cumprimento de Sua vontade, sem anular a vontade desse crente. Assim, quando o crente, por ação do Espírito Santo, coloca o dom concedido em prática, verifica-se a verdadeira "manifestação" do Espírito Santo. É por tal razão que o apóstolo Paulo diz que essa "manifestação" é para algo "ÚTIL" . É fundamental entender aqui o conceito de "utilidade". "Utilidade" está vinculada à vontade expressa de Deus na edificação da Igreja. A "edificação" da Igreja da primeira Carta de Paulo aos Corintios, está intimamente ligada ao "aumento" do corpo de Efésios 4: 16. Trata-se da "causa" de Cristo, vontade de Deus para toda a humanidade (I Tim.2: 4) . Como cumprir tal vontade de Deus sem pregar o Evangelho ? ( Rom.10: 14) . Portanto, ao por em prática os dons espirituais dados por Deus, objetivando a pregação do Evangelho de salvação, ratificamos o conceito de "utilidade" da ação iluminadora do Espírito Santo. Então, para se saber se as ações verificadas entre nós são manifestações do Espírito Santo ou não, basta respondermos à seguinte pergunta : ISTO QUE ESTOU VENDO CONTRIBUI DE ALGUMA MANEIRA PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AFIM DE LEVAR ALMAS A JESUS ?  Se a resposta for sim, Glórias sejam dadas a Deus ! Se, porém, for não, muito provavelmente estará acontecendo ali ações que provocarão naqueles que deveriam ser objetos,  de nossa pregação, semelhante reação àquela relatada pelo apóstolo Paulo em I Co.14: 23 : "...não dirão porventura que estais loucos ?" . Quando todos, por outro lado, se unem (Ef.4: 16) na utilização dos dons para cumprirem a vontade de Deus (I Tim.2: 4  c/c Rom.10: 14) , haverá o "CONVENCIMENTO" do pecado, da justiça e do juizo (I Co.14: 24  c/c  Jo.16:8) .  É por isso que a manifestação do Espírito Santo é ÚTIL (I Co.12: 7) . Fica claro, portanto, que a manifestação do Espírito Santo é a colocação em prática dos dons espirituais com vistas ao aumento do corpo.
Que Deus nos ilumine.

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