sábado, 19 de fevereiro de 2011

"VAMOS VIVER NOSSO TEMPO , PORQUE OS DIAS SÃO BONS"

O Brasil é quase todo de "Jesus". Há municipios em que quase a totalidade dos moradores é composta de evangélicos. Cantores, cantoras, jogadores de futebol, apresentadores de televisão, atores, atrizes, empresários e politicos famosos , tornaram-se membros de igrejas evangélicas. A "Marcha pra Jesus" é um sucesso de público. Nela vemos até "grupos especiais" , antigamente recriminados pelos "crentes", caminhando de braços dados com os evangélicos. É tudo "muito lindo".Os evangélicos têm dominado quase todos os horários na TV aberta. Os templos estão lotados.A nação canta: "...porque o Senhor é o meu bem maior, faz um milagre em mim..." . Os dias são férteis. A igreja medieval já não assusta mais, já não persegue, já não mata. Somos todos "irmãos". Tornou-se "chique" ser evangélico. A "Gretchen" é . Não precisamos mais ser diferentes. O clima é de muito "amor". Os "milagres" estão acontecendo aos borbotões, por toda a parte, a toda hora . Milagre de passar no vestibular sem estudar; milagre de conseguir um cônjuge; milagre de parar de beber; milagre de manter-se casado; milagre da compra de uma geladeira; milagre de conseguir uma consulta no SUS; milagre de "pagar" o dízimo com fidelidade; milagre da cura de um resfriado, etc. etc. . Nossos encontros, então, precisam ser uma festa, uma celebração . O Brasil dos evangélicos vive dias maravilhosos, e tudo que temos que fazer é: "SURFAR NESSA ONDA DO ESPIRITO" .
Quando o ap.Paulo fala para aproveitarmos bem todas as oportunidades (REMIR O TEMPO)-Ef.5:16, e completa dando-nos instruções para que SEJAMOS SÁBIOS para com os que estão de fora (Col.4:5), aqueles que Jesus chamou de "...seara branca pronta para a ceifa..."(Jo.4:35), ele (Paulo) estava concordando com Salomão que diz: "...O QUE GANHA ALMAS É SÁBIO"(PV.11:30) .Paulo está dizendo que é preciso "GANHAR ALMAS APROVEITANDO BEM TODAS AS OPORTUNIDADES", usando "DE TODOS OS MEIOS PARA CHEGAR A SALVAR ALGUNS"(I Co.9: 15 a 23) . Esta preocupação de Paulo, para a igreja evangélica moderna , contextualizada e antenada com os dias atuais, "é para outro tempo, para outra gente". Nós temos mais é que celebrar, festejar, parar de assustar as pessoas com esse tal de "inferno". Nós somos mais que vencedores! Conosco " não acontece nada de mal" . Paulo "estava enganado a nosso respeito". O importante é aumentarmos o número de agregados em nossa comunidade. Todo mundo se movimentando , o tempo todo, em diversas atividades que promovam comunhão e alegria. Temos que ter presente, sempre, que a nossa vida é curta e dela nada se leva . Nosso "milagre" uma hora chegará. "Basta acreditar" . O Zeca Pagodinho tem razão: "Eu já passei por quase tudo nessa vida. Em matéria de guarida espero a minha vez... Deixa a vida me levar, vida leva eu..." .
O crente moderno optou pela "teologia" do Zeca Pagodinho.
Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos dê tempo para corrigirmos os rumos.
Amém!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

UMA PORTA ABERTA QUE NINGUÉM PODE FECHAR

Não há instituição no mundo mais nobre, mais bela, mais importante que a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Aqui não falo de estatuto, regras, ou de qualquer agremiação criada pelo ser humano. Trato aqui da mais sublime assembléia de homens e mulheres determinada pelo Senhor Jesus Cristo. É essa comunhão de santos que estou considerando.É ela que conduz os homens a Cristo; é ela que nos auxilia na modelação de nosso caráter. Louvado seja Deus pela existencia da Igreja! Ela está espalhada pelas vilas,cidades e paises. Ela se reune em casas, tendas, montanhas, cavernas, salões e até embaixo da terra . O inferno nunca prevaleceu e nem prevalecerá contra ela (Mat.16:18). A "denominação" pouco importa. O que interessa é a reunião dos santos. Os santos são individuos diferentes, cientes de que a unidade de que trata o Senhor Jesus (Jo.cap.17), não significa, necessáriamente, unanimidade e nem uniformidade .O que une os santos é fundamentalmente mais importante do que aquilo que separa as denominações .Por tal razão a igreja está espalhada pelos quatro cantos do mundo, mas unida na pessoa bendita de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Pela misericórdia divina, faço parte da Igreja de Cristo desde 1955 . Agradeço ao Criador por fazer parte de uma igreja local, cuja denominação, assim como outras, tem levado a "causa" de Cristo avante. Nas palavras do Bispo Sinvaldo Coelho: "...é uma igreja equilibrada". Faço côro com ele . Nesses meus cinquenta e seis anos de evangelho, consegui reunir alguma experiência. É com esses olhos que tenho observado minha amada igreja local. Quando olho para o jovem pastor Ronaldo Cabrera e o pastor Carlos, seu auxiliar, nossos amados pastores, vejo homens probos que não negociarão sua "integridade diante do altar da popularidade" , como diz Jorge Henrique Barro(Uma Igreja Sem Propósitos-Ed.Mundo Cristão-pg.23). Tenho visto, no pouco tempo em que eles estão entre nós, que fortalecem as ovelhas enfraquecidas, ligam as quebradas, trazem as desgarradas, buscam as perdidas, nos apascentando com amor e dedicação. Sou grato a Deus por ter capacitado homens desse quilate . Quando leio a palavra de Paulo aos presbíteros efesianos (Atos 20:17 a 38), vejo homens sensíveis envolvidos com a mais preciosa de todas as missões .Aí , então, me lembro da fidelidade do presb.Daniel, do zelo do presb.Ilton, do cuidado do presb.Jairo, do amor do presb.Antonio, do caráter e ponderação do presb.Manoel, do trabalho do presb.Misael, além de notar, com profunda admiração, o dedicado trabalho voluntário dos presbíteros que dirigem nossas sete congregações. Também quando leio Lucas relatando a escolha de "varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e sabedoria"(Atos 6:3), para exercerem o diaconato, me lembro da excelência da qualidade de nossos diáconos e diaconisas. Como não perceber o zelo e o cuidado da intercessora Marta Edi ? E a fidelidade da Sandra Ribeiro ? É impossivel não ver a dedicação do prof.Antonio Molesine, o amor do diac.Floriano, a doçura e o carinho do diac.Aloisio, a dedicação do diac.Sérgio, a presteza do diac.Jairo, a atenção do diac.José Roberto, o trabalho do diac.Marcelo, a tenacidade do diac.Rogério, a generosidade do diac.Darley que sempre apoiou a mim e minha família, o desprendimento do diac.Redny. Que dizer então do amor , dedicação, zelo e carinho das diac.Júlia, diac.Sonia, diac.Vera, diac.Minervina, diac.Eliana ? Servem ao Senhor Jesus nos atendendo de maneira graciosa. E a irmã Leocádia ? Intercessora incansável, mulher virtuosa, incapaz de nos esquecer em suas orações. Nossa igreja está repleta de mulheres maravilhosas servindo ao Senhor, entre elas a Sandra Leitão, a Rosilda, a Dra.Alessandra, a Dayse que juntamente com a Laodicéia e a Eliana cuidam de nossas crianças, a Adriana com nossos adolescentes, a delicada Patricia com nossos pré-adolescentes, a Cláudia, a Dra.Michelle Damas cuidando de nossas cabeças, a Kátia Damas promovendo nossas festas com competência, a graciosa Lecy, a irmã Alice com sua experiência, a Magali sempre sorridente, o trio Evódia, Naitinha e Nainha nos estimulando, a Maria Nunes sempre presente, a irmã Alda com sua fidelidade, a Roberta e a Rosana, a irmã Ruth , a Edilene, a alegria da Cisa e da Domingas, a Valdelice, a Beth, a Viviane, a generosa Benta, a Sirlene, a Luciana, a Mirela, a Adriana do Rogério, a Elionai do Aroldo, a Cristina do Eliel, a competente Marilene da EBD, a Dra.Camila, a Dra.Josinete, a cantora Ivani, a Inês, a doçura da Shirley, a Irene do Floriano, a Elaine do Darley, a Elaine do Rogério, a irmã Graça, a Judite, a Severina, a Berta, enfim, essas todas e as que, por minha absoluta deficiência, não consigo lembrar o nome.E o conjunto "Estrela da Manhã" ? Que lindo! Que Deus abençoe minha querida esposa Dalma por ter reunido essas irmãs .Nossas crianças são as mais belas.Nossos jovens e adolescentes são os mais inteligentes. Tudo de bom. Minha amada igreja está repleta de varões especiais, cujos nomes ainda não consegui decorar. Todos servos valorosos do Senhor Jesus. Entre eles, o Benê com sua alegria contagiante, o Emarlom com seu dom na percussão, o Eliel, o Serginho com seu amor, o Rogério da Elaine, o col.Francisco, o Lair, o Eduardo da Júlia, os da família Pitta, o dedicado Dr.Roberto, o Marcelo da Adriana, os dois dedicados Kleber, o Pedro da Lecy, o Ronaldo, cuja exegese bíblica eu admiro, o brando Aroldo, o dedicado irmão Davi. Os músicos de nossa igreja são inegávelmente preparados. O Rodrigo com sua guitarra solo, o Beto com sua arte nas cordas, o Márcio e o Mário mestres no contra-baixo, o Marcos professor no sopro, os bateiristas de grande qualidade. Eu ficaria horas falando da beleza do serviço religioso prestado por minha igreja. Somos mais de quatrocentas (400) pessoas, e eu, por minha absoluta incompetência, pela qual peço perdão, deixo de registrar o nome de todos os valorosos servos de Deus que ali tem servido de inspiração para mim. Decidi registrar meu amor pela Igreja do Senhor Jesus Cristo, da qual faz parte minha igreja local. Sei que temos muito ainda a avançar. Percebo nossas limitações, cujo ator principal, reconheço, sou eu . Entretanto, nesta oportunidade, quero deixar registrado meu louvor a Deus por poder fazer parte da IGREJA METODISTA WESLEYANA de Itaquera-SP.
Que Deus nos dê sabedoria, saúde e ânimo , para fazer mais do que nos é mandado fazer .
"Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado fazer, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer".(Mat.17:10) .

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FORA DE FOCO

O fio da navalha. A fração de segundo que pode definir a vida ou a morte. A linha imperceptível que separa o certo do errado. Alguém já disse que nada é tão parecido com a verdade quanto a mentira.O ser humano lida com essa dura realidade desde a sua concepção.O problema não é ter consciência da existencia dessa complexidade humana, mas como lidar com ela. Toda ação do ser humano é resultado direto de seu estado emocional.Infelizmente esse resultado é variável entre as pessoas. Umas choram, outras riem, outras lutam, outras fogem, etc. As experiencias emocionais dependem diretamente do estado geral do homem, com sua formação intelectual, psíquica e física. Essa reação neural provocada por estímulos psico-fisiológicos, varia de ser humano para ser humano . O homem salvo por Jesus não deixa de ser humano, mas tem a sua "natureza" modificada . O Ap.Paulo teve problemas com Barnabé (Atos 15:39); irritou-se com Pedro (Gal.2: 11 a 21); o colégio apostólico não era tão unido assim (Atos cap.15); Davi sucumbiu a uma paixão carnal (II Sam.11); Moisés foi traido pela emoção (Ex.2: 11 a 14); Calvino teve o seu Serveto . Embora o crente tenha provisão bíblica para resolver seus desvios, precisamos reconhecer que as "emoções" são de fato um problema, um leão a ser domado. Portanto, o crente não pode viver dominado pelas emoções. Elas não são um "termômetro" confiável, convenhamos . O culto racional de que fala Paulo (Rom.12:1), combina com o "dominio próprio" tratado em Gal.5: 22 e 23 . O salvo deve ter o domínio das emoções em suas mãos .
Na causa de Cristo (pregação do evangelho do reino), o Espírito Santo tem função definida (Jo.16: 7 a 11). O resultado da ação do Espírito Santo me emociona, mas não é minha emoção que provoca a ação do Espírito Santo. É exatamente aqui que reside a dificuldade de alguns irmãos .
A "alegria" é uma das experiências emocionais derivada de algum acontecimento que chega a um de nossos cinco sentidos. Tenho visto irmãos reunidos, a igreja portanto, vibrando de "alegria". Os espaços religiosos, todos, escolhem suas motivações buscando esta "alegria". Algumas vezes, após êstes momentos de grande euforia, levada até a extremos por um ou outro participante, a liderança pergunta: "Voces estão felizes, estão alegres ?" Respondendo que sim, segue-se o costumeiro aplauso entusiasmado como sendo oferecido a Jesus . É comum vermos manifestações de "grande alegria" após os cânticos com os acordes dos instrumentos (teclados, guitarras) e a vibração dos pratos da bateria . Alguns chegam ao êxtase. Tenho visto lágrimas rolarem quando as letras dos cânticos prometem vitórias para os crentes e solução para os problemas da vida. É , de fato, contagiante a aura que se cria com o movimento das cordas e a beleza do canto congregacional .
Evidentemente, ficar alegre com motivações justas, não é pecado.O problema é identificar quando esta "alegria" é fruto do mover do Espírito Santo. A bíblia não fala que haverá alegria no céu quando um hino for bem tocado e cantado; não fala que há alegria no céu quando um irmão compra um carro novo; não fala que há alegria no céu quando alguém é curado físicamente; não fala que há alegria no céu quando um casamento é restaurado ou mesmo quando algum carisma é posto em prática; não fala que há alegria no céu quando os espaços religiosos estão repletos de gente; tudo isso, sem dúvida, são motivos de alegria . Contudo, diz a Palavra de Deus: "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende..."(Lc.15:7). Em outro lugar vemos: "E os gentios, ouvindo isto, alegravam-se, e glorificavam a Palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província...E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo."(At.13: 48 a 52) . O Novo Testamento está permeado de textos nos indicando uma vinculação de alegria com o resultado da mensagem salvífica (conversão de almas) .Por que então vemos tanta "alegria" por tantas coisas, e tão pouca "festa" quando , eventualmente, uma vez ou outra, mesmo sem mensagem apropriada, um pecador se arrepende ?
Todos conhecemos o famoso texto em que Jesus envia setenta (70)discípulos para anunciarem "o reino de Deus" e exercerem os carismas (Lc.10: 9 c/c vs.19). Ao retornarem, alegres por terem exercitado os carismas, disseram: "...Senhor, pelo Teu nome, até os demônios se nos sujeitam" (Lc.10:17) . Jesus então diz que lhes havia de fato dado poder para exercitarem dons espirituais, mas adverte-lhes que o real motivo de sua alegria deveria ser pela salvação : "Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escrito nos céus" (Lc.10:20). Para os grandes pregadores da Palavra de Deus, tais como John Wesley, Calvino, William Carey, Adoniram Judson, Hudson Taylor, Moody, Charles Finney, Gunnar Vingren, Daniel Berg, George Muller, Charles Spurgeon, Simonton, Robert Kalley, entre outros, a ação do Espirito Santo é soteriológica. Wesley concluiu que a obra do Espirito Santo é "ardo salutis" (sede de salvação). Quando o Senhor Jesus dá as ultimas instruções aos seus discípulos, promete o envio do "parakletos", dizendo: "E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juizo".(Jo.16:8). Nós, salvos por Jesus, deveríamos estar convictos e ávidos por anunciar o reino de Deus (pregar o evangelho) aos perdidos. A Mis.Marise Monteiro do Nascimento diz que "se você é um cristão verdadeiro, Jesus está impregnado no teu DNA. Se for assim, é impossível que dentro de você o Jesus missionário ainda não tenha se mostrado" (Examinando as Escrituras-1 Trimestre-2011,pg.33).Para aquela missionária, se um crente não tem o desejo de trabalhar no anúncio do evangelho de salvação aos perdidos, ainda não é um cristão verdadeiro. Parece uma conclusão tão óbvia. Entretanto, nestes ultimos dias, tem sido necessário bater nesta tecla . A igreja não deve ter um esforço evangelístico esporádico, mas deve entender que a busca dos perdidos (pregação do evangelho) deve permear todas as suas atividades . A pregação do evangelho de salvação deve ser o alvo principal em torno do qual tudo o mais girará . Nas palavras de Robert E. Coleman : "Quando o nosso coração está cheio da presença de Cristo,a evangelização é tão inevitável quanto contagiante". O resultado da evangelização (almas convertidas) deve ser o motivo da nossa alegria. Devemos comemorar essa vitória com os anjos (Lc.15:10). Se não pregarmos o evangelho, podemos até desfrutar de alguns momentos alegres, mas jamais será honesto dizermos que "o Espirito Santo está agindo em nosso meio". As igrejas não deveriam ter "departamento" ou "ministério" de evangelismo. Elas são agências de salvação por sua própria natureza, cujas atividades, todas elas, deveriam buscar, com todos os recursos e meios legítimos disponíveis, cumprir a sua única razão de ser: evangelizar . Quando isso acontecer, então poderemos dizer alegremente: "O Espirito Santo está agindo em nosso meio".
Precisamos orar pedindo a Deus que nos auxilie no árduo trabalho de corigir o foco .
Amém !

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TRÊS ORAÇÕES, DOIS PROPÓSITOS, UMA TRIBO E UM MODELO

É através das orações que o crente busca ao Senhor. Não há nada de errado nisso porque é a própria Palavra de Deus que assim orienta (Is.55:6; Mat 7:7 e 8) . O Senhor Jesus chega a nos recomendar que insistamos nessa busca (Lc.18:1 a 8).Como não sabemos orar, o Espírito Santo intercede por nós , nos auxiliando na busca ao Senhor (Rom.8:26).
Ao longo da história da humanidade, o canal de comunicação com o Criador sempre esteve aberto. O homem sempre pôde conversar com Deus. Os registros desses diálogos guardam detalhes interessantes de serem observados. Separei, nesta oportunidade, três orações elaboradas por três homens de uma mesma tribo (Judá), cuja análise poderá nos trazer alguma luz .

TRÊS ORAÇÕES

I - JABEZ (I Cron.4:10)
Êste homem buscou a Deus em oração com uma lista de pedidos:
1."Se me abençoares muitíssimo..."
-queria ser abençoado, mas não pouco.
-a partícula "se", indica que Jabez estava impondo uma condição que o escritor sagrado não registrou .

2."e meu termo amplificares..."
-queria mais terra por possessão. Ora, todos nós sabemos que a terra prometida foi
delimitada por Deus (Jos.1:1 a 4). A parte que tocou aos filhos de Judá segundo as
suas famílias , está registrada em Josué cap.15. Após a divisão das terras, dar mais terra para um, me parece lógico, implicaria necessáriamente em redução da área de alguém.
3."e a Tua mão for comigo..."
-queria a proteção divina
4."e fizeres que do mal não seja aflito..."
-não queria passar pelas circunstancias próprias da vida de qualquer mortal. Queria
uma vida linear, sem percalços , sem dor, sem tristezas .

Olhando para a estrutura dessa oração, vemos:
a) Jabez em momento algum exalta o nome de Deus
b) Jabez já era abençoado tendo o respeito de toda a sua família. Possuia terras.
Contudo, aparentemente, não refletiu que para alcançar seu objetivo,provavelmente alguém teria sua porção diminuida . Por outro lado, a hipótese de Deus ter lhe dado recursos para comprar mais terras implica, necessáriamente, que o Criador utilizaria as dificuldades financeiras de alguém com a finalidade de abençoar a Jabez. Isso esbarraria na Lei do Jubileu criada pelo próprio Deus (Lev.25:8 a 55) com a finalidade de evitar justamene o empobrecimento das famílias na terra prometida.
c) Queria viver como que numa redoma, com privilégios que nenhum outro homem jamais
teve, nem o nosso Senhor Jesus Cristo.

Conclusão:
Não sabemos quantos minutos Jabez viveu após essa oração, e de que forma Deus atendeu o seu pedido. Sabemos apenas que Deus concedeu-lhe o que tinha pedido.



II- JOSAFÁ (II Cron.20:1 a 37)
Êste homem buscou o socorro do Senhor :

1. "Então Josafá temeu e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou um jejum a todo Judá"
-demonstrou humildade convocando um jejum a todo Judá
2. "E pôs-se Josafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor"
-Josafá reuniu o povo para buscar a Deus
3. "Ah Senhor, Tu é o Deus do céu e governas todas as nações do mundo..."
-Josafá exalta o nome a a magestade do Deus Todo-poderoso .
4. "Se algum mal nos sobrevier, espada, juizo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos
diante desta casa e diante de Ti; pois Teu nome está nesta casa..."
-Josafá considerou a possibilidade das desventuras próprias da vida acontecerem.
Contudo, mesmo assim declarou a fidelidade do povo independente das circuns-
tancias ,
5. "Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e
não sabemos nós o que faremos..."
-Josafá declara sua inteira dependência das misericórdias do Senhor. Era um guer-
reiro, estrategista experiente, mas declarou-se inteiramente dependente de Deus
6. "porém nossos olhos estão postos em Ti."
-Josafá faz a mais linda de todas as declarações, dizendo que não tirariam os
olhos de Deus. Isso revela sua inteira dependência e confiança no poder de Deus.

Olhando para a estrutura dessa oração , vemos:
a) Josafá em momento algum buscou seu próprio interesse (PV.18:1; I Co.10:24)
b) Josafá exaltou o nome de Deus
c) Josafá reconheceu a soberania divina
d) Josafá não tinha uma fé mágica, pois admitia que no mundo nunca teremos uma vida
linear, sem dores ou problemas.
e) Josafá declarou sua inteira dependência no Deus todo-poderoso

Conclusão:
A luta não era mais do povo ou de Josafá, mas de Deus que pelejou por eles .


III- JESUS CRISTO (Mat.6:5 a 13)
Nosso salvador Jesus Cristo, nos ensina como orar. Quando formos tratar de buscar um modelo de oração, êste deve ser o modelo escolhido :

1. "Pai nosso que está no céu..."
-Jesus nos ensina aqui a reconhecermos nosso lugar. Deus não é nosso "parceiro", "colega", nosso igual. Êle está no céu e nós na terra. Nunca nos esqueçamos disso .
2. "Santificado seja o Teu nome..."
-Jesus nos ensina a exaltarmos o nome do Criador
3. "Vem a nós o Teu reino..."
-Jesus trata aqui de nos ensinar a nos preocuparmos com as coisas lá do alto. O "reino de Deus" é a propria "causa de Cristo" aqui na terra .
4. "Seja feita a Tua vontade, aqui na terra como no céu..."
-Jesus ensina aqui a reconhecermos que nossa fé não move por si só a mão de Deus. A vontade de Deus é superiora à nossa fé, e ela será sempre o melhor para nós. Isso parece coisa óbvia, mas a prática das igrejas modernas ignora estas verdades.
5. "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje..."
-Jesus nos ensina aqui a procurarmos ser a cada dia mais parecido com Ele, o pão da vida (Jo.6:32 a 35)
6. "Perdoa a nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores..."
-Jesus ensina aqui a lição do perdão
7. "E não nos deixes cair em tentação..."
-Jesus ensina aqui a lição da dependência que o crente deve ter de Deus frente aos embates da vida .
8. "mas livra-nos do mal..."
-Jesus aqui não trata de um "mal" que possa nos sobrevir, mas nos ensina a pedirmos a Deus que nos livre de praticarmos "o mal", o erro, o pecado .
9. "porque Teu é o reino, o poder, e a glória, para sempre, amém..."
-Jesus nos ensina a declaramos que o poder" nunca é nosso, como querem alguns iludidos, mas de Deus, e só Dele .

Olhando para a estrutura dessa oração,vemos:
a)Instrução para exaltarmos o nome de Deus
b)Insrução para que busquemos o que realmente interessa, isto é, o "reino de Deus"
c)Instrução para nunca esquecermos que a vontade de Deus é superiora aos nossos desejos
d)Nãó há sequer um pedido de coisas materiais. Até mesmo o "pão nosso de cada dia", se olharmos a sequência do texto (Mat.6:25 a 33) , especialmente o vs.32, onde Jesus diz que "os pagãos" é que se preocupam com comida, bebida ou vestimenta, nos indica ser Ele o "pão da vida" a ser buscado .
e)Instrução para que nunca nos esqueçamos que somos pecadores. Não existe super-crente que não precise ser perdoado por Deus.
f)Instrução para pedirmos socorro para não cairmos em tentação .
g)Instrução para pedirmos que Deus nos auxilie a não cometermos "males"

Conclusão:
É lícito pedirmos coisas a Deus . Não é lícito ignorarmos a oração modelo apresentada pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo .


DOIS PROPÓSITOS
A) JABEZ orou buscando a realização de projetos pessoais. Teve como propósito a satisfação de seus próprios interesses .

B) JOSAFÁ e JESUS CRISTO fazem orações semelhantes, buscando o propósito de glorificar a Deus, considerando sua vontade como superiora aos interesses particulares, pouco importando as circunstancias .


UMA TRIBO
As três orações foram feitas por homens da tribo de Judá .


UM MODÊLO
Se quisermos orar bem, a oração a ser imitada é aquela ensinada pelo Senhor Jesus Cristo (Mat.6:5 a 13)
Os crentes modernos gostam de ter como modelo a oração de Jabez. Quero lembrar que o fato de Deus ter atendido o pedido feito por Jabez, não é indicativo seguro de que aquela oração possa servir como modêlo . O povo de Israel também pediu um rei, e Deus atendeu ao pedido , e , o resultado todos sabemos qual foi (I Sam.8:7;10:19). Além disso, não temos informações seguras que nos garantam que Jabez tenha conseguido maior espaço, a companhia de Deus, bem como a libertação total dos males da vida, aqui na terra . Me lembro do Rev.Daniel Manoel contando que visitou certa feita uma irmã atribulada. Cansada de sofrer , vivia murmurando. Pediu àquele pastor que orasse a Deus rogando que a libertasse dos problemas da vida que a incomodavam tanto.
O pastor informou a ela que iria orar a Deus pedindo que a levasse para o céu, porque ali não haveria mais dores nem lágrimas. A irmã disse : "Não pastor ! " .
Precisamos voltar a nos preocupar primeiro com o "reino de Deus e a sua justiça" (Mat.6:33) , porque fazendo assim não precisaremos mais gastar tempo precioso com as intermináveis campanhas para conseguirmos coisas que já nos estão garantidas.
Tem sido prática , quase que massificada, nos púlpitos das igrejas evangélicas, o pinçar textos isolados do V.Testamento, para atingir objetivos préviamente estudados com finalidade subalterna inconfessável. Essa má fé, tem sido indisfarçável. "Um erro nunca parece tão inocente como quando se acha no santuário"-A.W.Tozer .
Que Deus nos dê tempo para fazermos a correção do rumo .