terça-feira, 5 de julho de 2011

RACIOCINAR E APRENDER

As epístolas pastorais abordam problemas eclesiásticos ,e, portanto, procuram auxiliar os ministros em seu trabalho. Como presbítero (supervisor), sou um dos responsáveis pelo ensino na comunhão dos santos . Por dever de função, sinto-me na obrigação de ter especial cuidado no aprendizado das verdades eternas ali escritas. Ao longo da história do cristianismo sempre houve doutrinas falsas e hereges infiltrados na comunhão dos santos: heresias judaico-cristãs e a multifacetada heresia gnóstica. As epístolas pastorais (I e II Timóteo e Tito) foram escritas, então, com exortações éticas em geral, instruções sôbre o ministério e liderança, mas principalmente para confirmar e conservar a ortodoxia no que diz respeito ao combate às heresias. Os líderes têm que chamar veneno de veneno. A verdade nunca pode ser sacrificada no altar do amor. Muito embora haja hodiernamente "mestres" que torcem o nariz quando ouvem a frase "sã doutrina", ela existe e os "supervisores" têm a obrigação de transmitir doutrina saudável aos seus liderados, combatendo com energia eventuais heresias. Essa foi uma característica marcante no ministério do apóstolo Paulo: "...fui posto por defesa do evangelho".(Fi.1:16) . Dou graças a Deus pelo espaço democrático, verdadeira porta aberta, que é esse "blog", onde posso postar meus textos. Democrático como disse, estou sujeito a críticas. Quando trato das doutrinas fundamentais do cristianismo, ou quando cito algum texto bíblico, sou intransigente, e, evidentemente, não posso entender qualquer sugestão de alteração. Contudo, nas minhas opiniões particulares, estou aberto a aprender com meus leitores. Sujeito-me ao convencimento. Temos sempre que aprender uns com os outros. Com Agostinho de Hipona aprendi que "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender" .
Quando leio Tito 2: 1 : "Tu, pois, fala o que convém a sã doutrina" , me sinto encorajado a continuar advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina, quer seja oportuno ou não (II Tim.4: 1 e 2) , porque sei que vivemos os ultimos dias, que são difíceis (II Tim.3: 1). Não posso prevaricar.
Que Deus tenha misericórdia de nós .

Nenhum comentário:

Postar um comentário