segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A "MALDIÇÃO" DAS DIRETAS JÁ

Passados vinte e sete anos da campanha por eleições diretas no Brasil, resolvi relembrar aqueles momentos olhando algumas fotos do palanque instalado no Vale do Anhangabaú em São Paulo. Vi lá alguns expoentes :
- TANCREDO NEVES
- ULISSES GUIMARÃES
- MÁRIO COVAS
- ANDRÉ FRANCO MONTORO
- LEONEL BRIZOLA
- ORESTES QUÉRCIA
- SÓCRATES

Naquele palanque armado ao ar livre, dentre os que fizeram uso da palavra, os acima descritos eram realmente os de maior expressão. Fora daquele palanque, entretanto, houve um, que embora fosse odiado pelas elites políticas, é reconhecido pela história. Trata-se do general João Baptista de Oliveira Figueiredo. Esse homem concretizou contra a vontade majoritária de seus pares, a abertura política; concedeu anistia ampla e irrestrita a políticos cassados com base em atos institucionais; extinguiu o bipartidarismo e propiciou a primeira eleição direta no Brasil desde 1964. Foi também, sem dúvida, um expoente no movimento de redemocratização do país.

A "MALDIÇÃO"
TANCREDO NEVES - Foi o primeiro presidente civil após o regime militar . Morreu antes de tomar posse .

ULISSES GUIMARÃES - Foi o gênio da redemocratização, presidindo inclusive a assembléia nacional constituinte em 1987/88 . Morreu em um acidente de helicóptero no litoral carioca em circunstancias estranhas. Seu corpo jamais foi encontrado .

MÁRIO COVAS - Importante liderança política nacional. Morreu precocemente consumido por um câncer .

ANDRÉ FRANCO MONTORO - Alto representante da elite política paulista, tornou-se um marco na redemocratização do país. Antes de morrer teve que assistir o primeiro presidente eleito pelo voto direto, por que tanto lutou, renunciar à presidência para escapar do processo de impugnação do mandato (impeachment) .

LEONEL BRIZOLA - Hábil político de notoriedade nacional, quando governador do Rio de Janeiro, decidiu proteger traficantes cariocas instalados nos morros da cidade, afim de não prejudicar sua filha Neuzinha Brizola (recentemente falecida), viciada em cocaina e então moradora naquele ambiente . Morreu angustiado de complicações cardíacas .

ORESTES QUÉRCIA - Político paulista influente do PMDB, exercia forte liderança entre os seus pares. Esteve na luta pela redemocratização do país. Morreu precocemente vitimado por um câncer de próstata .

SÓCRATES - Esportista, diferenciado entre os seus iguais pela articulação política e inteligência aguçada, notabilizou-se ao emprestar sua imagem de craque corinthiano na luta pela redemocratização do país. Morreu precocemente, de complicações decorrentes do consumo de alcool, horas antes de ver o Corinthians ser campeão brasileiro de futebol de 2011 .

General JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO - Ultimo presidente da República do regime militar instalado em 1964. Austero, de formação e disciplina militar, terminou seus dias triste, pobre e isolado, vindo a morrer por insuficiência renal e complicações cardíacas .


O QUE TAIS HOMENS TINHAM EM COMUM ? : TRÊS COISAS :

PRIMEIRA - Todos foram decisivos no processo de redemocratização do país que concretizou-se em 1985, na posse do presidente José Sarney .

SEGUNDA - Estão todos mortos .

TERCEIRA - Todos, aparentemente, não reconheceram em vida que eram pecadores, nem confessaram seus pecados a Deus, aceitando a Jesus Cristo como único e suficiente salvador de suas almas .


Além dessas figuras importantes na história recente de nosso país, outras estiveram também no famoso palanque das "diretas já", como por exemplo , OSMAR SANTOS , WALTER CASA GRANDE e LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA . Os que estão mortos, perderam definitivamente a chance de acerto de sua situação com Deus, para desespero dos iludidos adeptos do "teismo aberto" e do correspondente tupiniquim , "teologia relacional". Se não foram a Cristo, estão nesse exato momento, sofrendo o tormento eterno reservado a todos os perdidos, a saber, a todos os que não confessam seus pecados a Deus, não se arrependem e não aceitam a Jesus Cristo como seu salvador pessoal. Quanto aos que ainda estão vivos, mutilados, drogados, doentes, infelizes, esquecidos, solitários ou não , ainda têm chance :

"EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO". (Apocalipse 3:20)

"VINDE A MIM , TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO , E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO; E ACHAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS." (Mateus 11: 28 e 29)

"PORQUE, SE COM TUA BOCA CONFESSARES A JESUS COMO SENHOR, E EM TEU CORAÇÃO CRERES QUE DEUS O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS, SERÁS SALVO". (Romanos 10:9)

"PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA FÉ; E ISSO NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS; NÃO VEM DAS OBRAS PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE". (Efésios 2: 8 e 9)


Não há maldição para aqueles que estão em Cristo Jesus . A "quebra" de qualquer maldição dá-se na aceitação de Jesus como salvador pessoal . Concito aos participantes vivos do palanque das "diretas já", bem como a todos os que ainda não tomaram a decisão de aceitarem a Jesus Cristo como salvador :

ARREPENDAM-SE DE SEUS PECADOS
CONFESSEM SEUS PECADOS A DEUS
ACEITEM AO SENHOR JESUS COMO SEU SALVADOR PESSOAL

Que Deus lhes dê tempo para que tomem a maior decisão de suas vidas . Amém !

Nenhum comentário:

Postar um comentário