sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CAÇANDO MOSCAS COM VINAGRE

As palavras vão perdendo seu sentido original com o passar do tempo.Assim, por exemplo, a palavra "bárbaro" indicava um individuo sem civilização, rude, inculto. Com o passar do tempo "bárbaro" passou a ser sinônimo de coisa bonita, agradável, desejável. Outro vocábulo que foi alterado pelo tempo, por exemplo, foi "embarcar". Modernamente se embarca em aviões, automóveis, e não só em barco. Essa possibilidade linguística de alteração do sentido das palavras, não pode ocorrer com a Palavra de Deus. O texto sagrado é o do "sim, sim, e , não, não". O Senhor Jesus Cristo veio ao mundo com uma missão definida: "...PREGAR O EVANGELHO DO REINO" (Lc.4:43). Ele não foi enviado para ser um pacifista, embora fosse; não foi enviado para ser um grande profeta, embora fosse; não foi enviado para libertar os homens de suas mazelas materiais, embora tenha libertado alguns; não foi enviado para causar dissensão entre pais e filhos, embora tenha pontualmente causado. Segundo Ele mesmo disse, repito, foi "...enviado para pregar o evangelho do reino". O que é , então, Evangelho do Reino ? Será que na igreja primitiva o conceito de "evangelho" era diferente do entendimento corrente no século XVI , e mais diferente ainda do conceito hodierno? O que é "PREGAR O EVANGELHO" afinal de contas?
Os espaços religiosos estão repletos de gente pleiteando "bênçãos" de ordem material. A liderança que mede sua eficiência com um "GENTÔMETRO", isto é, se consegue manter os espaços repletos de gente ou não, trata de oferecer a solução para todo tipo de problema com vistas a manter esses espaços lotados.Pastor "ungido" e eficiente é o que , com seu carisma, consegue agregar muita gente em busca de "bênçãos" materiais . Prometer emprego, milagres aos borbotões, saúde plena, alegria ininterrupta, casamentos felizes, e coisas como as tais, é pregar o evangelho? Prometer uma vida linear de vitórias e conquistas, promover a auto-ajuda, misturar fé cristã com neuro-linguistica , é pregar evangelho?
Quero dizer que pregar o evangelho é coisa simples e urgente. Em poucos anos o Brasil corre o risco de assistir uma debandada jamais vista dos arraiais evangélicos, de todas as denominações. Templos serão transformados em mini-mercados, salões de bailes e espaço para festas. A decepção das pessoas com as promessas emanadas dos púlpitos que não se cumprirão , será tão grande, que produzirá uma multidão de pessoas refratárias ao evangelho .
Charles H.Spurgeon, o "príncipe dos pregadores" (1834/1892), pregou um sermão memorável denominado "Apascentando ovelhas ou entretendo bodes" , onde ele denunciava o evangelho de entretenimento pregado na Inglaterra de seus dias. Hoje a Inglaterra assiste templos serem transformados em "pubs" (botecos), e uma nação cada vez mais distante da Jerusalém celestial. No Brasil, não havendo correção dos rumos, acontecerá o mesmo. Raramente se ouve pregação do evangelho (Rom.10:14 a 17) nos púlpitos das igrejas. Há uma verdadeira obsessão por manter os espaços lotados, e, para isto, adula-se o público com todo tipo de mensagem positivista, menos a pregação simples do evangelho. Pregar o evangelho é dizer para o ímpio que ele precisa reconhecer sua situação de pecador, arrepender-se dos seus pecados e confessar que Jesus Cristo é o Salvador. Pregação que não faz o confronto do homem com seu pecado, não é pregação do evangelho.
O apóstolo Paulo nos informa que era sua "OBRIGAÇÃO" pregar o evangelho, e clamava "AI DE MIM , SE NÃO ANUNCIAR O EVANGELHO" (I Co.9:16) . Pregar o evangelho não é fazer uma festinha todo fim de semana afim de massagear as emoções dos crentes, nem tampouco garantir uma vida de conquistas de bens materiais a quem quer que seja.
A Igreja de Cristo não deveria ter outro assunto senão pregar o evangelho . A Missionária Paulina Faria A.Gonçalves diz que : "a igreja de Jesus Cristo foi inserida no contexto de um mundo enfermado pelo pecado, dominado pelos poderes das trevas, distanciado dos propósitos do Deus Criador, e recebeu a missão de continuar a obra de Jesus Cristo, anunciando o evangelho a todos os povos da terra" (Explicando as Escrituras-1 Trimestre/2011-pg.02). A Igreja do Senhor Jesus vive em um estado de emergência, e não há tempo para bricarmos de ser cristão com fantasias, fé triunfalista de esperança neste mundo, manipulando as conciências dos perdidos.
O poeta sacro H.Maxwell Wright escreveu em um de seus hinos:
"Eis os milhões que em trevas tão medonhas
jazem perdidos, sem o Salvador!
Oh! quem irá as novas proclamando
que Deus em Cristo salva o pecador?
(Salmos e Hinos, nr.456)
Quando ouço as mensagens que hoje são pregadas nas igrejas evangélicas, salvo raras e felizes exceções, confesso que me bate uma tristeza no fundo da alma.Onde está o ardor pelas almas perdidas ? Aquele ardor que pulsava no coração dos irmãos Morávios que influenciou John Wesley ? Esse grande avivalista, preocupado com os conteúdos da fé cristã que devem ser anunciados de nossos púlpitos, aconselhou o jovem pregador John Trembath, em 17.08.1760 :
"O que tem lhe prejudicado excessivamente nos ultimos tempos e, temo que seja mesmo atualmente, é a carência de leitura. Eu raramente conheci um pregador que lesse tão pouco, E talvez por negligenciar a leitura, voce tenha perdido o gosto por ela. Por esta razão, o seu talento na pregação não se desenvolve. Voce é o mesmo de há sete anos. É vigoroso, mas não é profundo; há pouca variedade; não há sequência de argumentos. Só a leitura pode suprir esta deficiência, juntamente com a meditação e a oração diária. Voce engana a si mesmo, omitindo isso. Voce nunca poderá ser um pregador fecundo, nem mesmo um crente completo.Vamos, comece! Estabeleça um horário para exercícios pessoais. Poderá adquirir um gosto que não tem; o que de inicio é tedioso será agradável, posteriormente.Quer goste ou não, leia e ore diáriamente. É para a sua vida; não há outro caminho; caso contrário, voce sérá, sempre, um frívolo, medíocre e superficial pregador".
Quanta frivolidade ! Quanta mediocridade! Quanta superficialidade, na maioria das pregações de hoje ! Em outra ocasião, assim se manifestou Wesley sobre a pregação do evangelho:
"Quem é um ministro do evangelho em sentido completo e bíblico da palavra ? Aquele, e unicamente aquele, de qualquer denominação, que anuncia todo o conselho de Deus, que prega todo o evangelho, incluindo a justificação e a santificação, como meios para se chegar à glória.Aquele que não separa o que Deus uniu, senão que anuncia tanto a Cristo que morreu por nós, como o Cristo que vive em nós. Aquele que constantemente aplica estas verdades ao coração dos ouvintes, estando disposto a dar-se e a ser consumido por eles, tendo a mente de Cristo e seguindo os seus passos sem desviar-se. Aquele , e só aquele, pode ser chamado verdadeiramente um ministro do evangelho" (Obras de Wesley-TomoIX-Notasd al Nuevo Testamento-Primeira parte-Franklin:Providence House Pulishers/1998-pgs.191 a 193 )
Realmente não pode ser considerado um pregador do evangelho quem não prega o ARREPENDIMENTO e a CONFISSÃO de pecados. "ARREPENDEI-VOS..." pregava o ap.Pedro (Atos2:38).
É chegada a hora da Igreja do Senhor Jesus voltar a ter coragem de "CAÇAR MOSCAS COM VINAGRE"
Que Deus nos dê tempo para corrigirmos os rumos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário