segunda-feira, 16 de maio de 2011

ENTRE A CRUZ E A ESPADA ?

Exerço liderança na congregação dos santos a muitos anos. Como presbítero, tenho sido ao longo dos anos um dos responsáveis pelo ensino por onde passo. Exercendo esse dom, tenho travado uma luta constante para, no trato com meus irmãos, amar sem prevaricar. Prevaricação significa faltar ao cumprimento do dever. Por dever de função, tenho que ministrar ensino, ser atalaia. Tenho que dizer que veneno é veneno, alertar sôbre perigos, auxiliar na condução das ovelhas a pastos verdejantes . É possivel fazer isso com graça, sendo simpático o tempo todo ? Como ser firme sem ser duro ? Até quando devo "suportar" sem praticar tolerância pecaminosa ? A verdade deve ser sacrificada no altar do amor ?
Confesso aqui minhas limitações, perguntando :

1) No passado, participei de uma "santa ceia", onde assisti a um "show" de balé de quinta categoria, onde um belo jovem de 1,90m de altura, fazendo caras e bocas, se contorcia rebolando sob o ritmo de uma música esquisita, desabrochando feito uma flôr do pântano, borboleteando, adejando sôbre o palco, sentido-se livre como alguém que sai do armário. Tudo na presença de dezenas de autoridades eclesiásticas . Ao não fazer nada com vistas à correção dos rumos, amei ou prevariquei ?

2) Alguém já disse que "o mundo está virando gay" . Os espaços religiosos, parece que não escaparam dessa máxima . Andando por aí, tenho presenciado jovens e adolescentes adamados, mordendo o beiço, com trejeitos absolutamente descompromissados com a heterosexualidade, envolvidos na área do cântico nas igrejas . Ao assistir a tudo isso passivamente, estou amando ou prevaricando ?

3) Já recebi algumas "profecias" de gente que eu julgava séria, que não se cumpriram. Já vi gente respeitada no meio da congregação, entregar supostos "recados de Deus", que nunca de concretizaram . Absurdos presenciamos nesta área. Ao não reagir contra essa prática costumeira, amo ou prevarico ?

4) Tenho assistido promessas de resolução de todos os problemas próprios da vida; pregadores garantindo milagres à granel. Conhecedor da Palavra de Deus, sabendo da irresponsabilidade desses mensageiros, não preparando a congregação dos santos contra tais embusteiros, amo ou prevarico ?

5) Tenho visto por aí a juventude envolvida e apaixonada pela área do canto nas igrejas. Essa prática não é ruim em si mesma. Entretanto, lamentávelmente, não vejo o mesmo entusiasmo no tocante ao estudo da Palavra de Deus. Ao contrário, vejo , salvo raríssimas exceções, jovens com limitadíssimos conhecimentos de verdades elementares presentes nas sagradas letras . Ao não ensinar a juventude a estudar a Palavra de Deus , estou amando ou prevaricando ?

6) Já vi um pastor assumir o pastorado de uma congregação de santos, em tempo integral, sendo um de seus primeiros atos a destituição de uma irmã da chefia de um importante departamento da igreja . Em seguida , nomeou para a vaga sua espôsa, remunerando-a com mais de cinco (5) salários mínimos mensais . Ao tolerar passivamente um descarado nepotismo como esse , amo ou prevarico ?

São inquietações da minha alma . O enfrentamento de situações críticas costuma desgastar nossa imagem . Nossa tendência é sempre contemporizar com vistas à manutenção da popularidade . Será que há de fato, alguma incompatibilidade entre verdade e simpatia ? Não seria esse mais um falso dilema ? Por que temos tanto medo de defender o que a bíblia diz com clareza absoluta ? Por que preferimos os nossos dogmas às verdades eternas ?
Que Deus tenha misericórdia de nós .

Nenhum comentário:

Postar um comentário