segunda-feira, 2 de maio de 2011

CRENTE COM MANIA DE PERSEGUIÇÃO

Tem sido minha experiência exercendo liderança na congregação dos santos, conviver com comportamentos os mais variados possíveis . Lidar com gente é sempre muito difícil. De vez em quando recebo notícias de atritos surgidos entre irmãos . É triste observar a futilidade dos motivos, bem como a meninice no entendimento, se é que há algum, do que seja verdadeiramente a "causa de Cristo". Atitudes infantis revelam, denunciam, um cristianismo raso, sem Cristo . Arengas absolutamente pueris, que nada têm a ver com a missão a que todos nós estamos obrigados. Lendo Gálatas 5: 1 a 15 , vemos a intervenção do apóstolo Paulo, aparentemente irritado, dando conta de inquietações entre irmãos, decorrentes de controvérsias acerca da circuncisão. Era natural que judeus recém convertidos tivessem limitações no entendimento acerca de um tema tão caro incrustado em sua alma (circuncisão) . Havia portanto, algum desconforto e inquietação, que levaram o apóstolo Paulo a lembrá-los de que a Lei se resumia numa palavra: AMOR : "Porque toda a Lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".(Gal.5:14) . Ao lermos o versículo quinze (15) da epístola aos Gálatas, capítulo cinco (5) , é inevitável não imaginarmos a cena de uma rinha de briga de cães . Um mordendo o outro, até por fim se matarem . "Cuidado para não se matarem, mordendo-se uns aos outros", estaria dizendo o apóstolo .
A disputa no colégio apostólico (Atos 15), e até o surgimento das denominações, são a prova inconteste de que os seres humanos , salvos ou não, pensam e agem de maneira diferente uns dos outros. A maioria das denominações costuma reunir-se em Concilios. O próprio verbo "conciliar" significa : acomodar, abrandar, adaptar, moderar, temperar, chegar a um acordo . A realização de um "concílio", por si só, sugere diferenças de opiniões sobre um determinado tema . Isso não quer dizer que não possa haver UNIDADE na diversidade . UNIDADE não é unanimidade e nem uniformidade necessáriamente . E graças a Deus por isso. Não fomos criados por Deus , robôs. A unidade preconizada por Jesus Cristo na oração sacerdotal (Jo.17), diz respeito ao que é fundamental. E o que é fundamental ? O apóstolo Paulo responde : "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sôbre todos, age por meio de todos, e está em todos".(Ef.4: 4 a 6). Jesus Cristo nos une; o Espírito Santo nos une. Imaginar que temos que pensar cem por cento (100%) igual uns aos outros, sôbre todos os temas do labor cristão, é insurgir-se contra nossa experiência, e atentar contra a própria criação do ser humano. É simplesmente impossível. Temos origens diferentes, formação intelectual diferente, capacidade de percepção e análise diferentes; ninguém é rigorosamente igual ao outro. O problema surge quando um indivíduo quer que seu próximo seja seu clone . Aqui está o problema. Esta exigência que alguns fazem, de que seu próximo deve pensar e ser absolutamente igual a ele, faz nascer o problema objeto dessa reflexão. Quando o pretenso fazedor de opinião percebe que não está conseguindo encontrar eco, logo identifica e elege um adversário, produto de sua imaginação. Quem pensa diferente dele é apenas um ser humano. Porém, a seus olhos, é mais um inimigo a ser batido. Acabou a paz. A guerra está declarada. Foi assim com Saul em relação a Davi. Felizmente a Palavra de Deus é árbitro entre os crentes. Todos devemos ser submissos a ela. O crente deve sempre estar aberto a aprender, e deve rever suas posições frente ao convencimento contrário à luz das sagradas letras. Foi assim que fez Apolo, "...homem eloquente e poderoso nas Escrituras...instruido no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus...(Atos 18: 24 e 25) . Embora fosse um pregador com qualidades que qualquer crente gostaria de ter, foi humilde o suficiente para aprender "...com mais exatidão as coisas do caminho de Deus" (Atos.18: 26), com duas ovelhas simples (Aquila e Priscila) .
Durante os meus anos no evangelho, quanta disputa insana assisti entre os de colarinho clerical . Quanto linchamento moral presenciei, vendo lideres sendo denominados de Diótrefes, Alexandre Latoeiro, Tobias, Corá, Datã, Abirão, etc. . No meio chamado evangélico costuma, em alguns casos, ser assim. Quem pensa diferente das lideranças a respeito de questões periféricas, logo é tratado de herege, e rotulado com um desses nomes indesejáveis de personagens bíblicos. É um "chingamento santo".
O famoso romancista espanhol Miguel de Cervantes Saavedra, presenteou a humanidade com o clássico romance "Don Quixote", onde o cavaleiro empreende uma luta contra gigantes imaginários, que, na verdade, eram não mais que moinhos de vento. Há muito crente "Don Quixote". Há muitos líderes dando "quixotadas" por aí.
Alguns que exercem o "poder" no meio dos crentes, costumam ser vitimados desse mal chamado "MANIA DE PERSEGUIÇÃO". O caminho escolhido por eles para a solução de seus devaneios, é sempre o da desqualificação pública do adversário gratuito .A via escolhida para desqualificar o adversário imaginário, costuma ser a vociferação de bravatas espirituais em público, como um carroceiro que bate na carroça para o burro entender .Nunca há aquela transparência bíblica, aquele amor conciliador ensinado nas Sagradas Letras. Quase nunca há uma reflexão isenta de paixões,com vistas a entender as verdades eternas acerca de um tema controverso . A sensação de ser dono da verdade impera. A EBD talvez fosse o foro adequado para as desejáveis reflexões. Nesse nivel, nos ensina a psicanalista Lais Lima (www.palavraescrita.com.br), "...tais pessoas costumam interpretar erroneamente o comportamento do outro como sinal de agressão, não conseguindo levar em conta outras variáveis que podem estar interferindo no jeito de ser do outro. Desta forma, risadas de alguém são lidas como ironias, o fato de um indivíduo não ser simpático é analisado como prova de não gostar da pessoa, um simples olhar é traduzido como recriminação". Essa atitude de não se conformar com opiniões contrárias, causa danos, muitas vezes, irreparáveis. Mas esta situação pode ainda ser pior. Estas atitudes podem levar o "desconfiado" a um estado patológico denominado "esquizofrenia paranóide"". Trata-se daquele indivíduo "...mais desconfiado que as pessoas comuns,...tem medo de ser enganado, passado pra trás...pode também indicar um quadro de transtorno de personalidade. Nesse caso o individuo apresenta um caráter desconfiado e com tendência a distorcer os fatos e muitas vezes, interpretar atitudes amigáveis como insultos ou manifestações de desprezo".(www.usp.br-Dr.Erlei Sassi Jr.-Inst.Pisiquiatria do HC da USP). Essa patologia no meio chamado evangélico, não é tão incomum assim, e muitas vezes é identificada como "DOM DE REVELAÇÃO ou DISCERNIMENTO", porque apresenta alucinações visuais e auditivas . Seja como for, de origem patológica ou não, o comportamento persecutório é sempre pecaminoso . A Palavra de Deus é clara : "O amor...não suspeita mal..."(I Co.13: 4 e 5) . Se o crente vive com o pé atrás contra seu irmão, vive desconfiado dele, apenas e tão somente porque não concorda cem por cento (100%) com seu pensamento sobre um tema controverso,é claro, não o ama . E porque não o ama, o elege como adversário gratuito. Impimgi-lhe a pecha de causador de cizânia, comparando-o a algum personagem bíblico indesejável, ignorando por completo a instrução sagrada : "Ninguém jamais viu a Deus; se amarmo-nos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado...Se alguém disser: amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão , a quem vê , não pode amar a Deus a quem não vê."(I Jo.4: 12 e 20) .
Ora, malícia, suspeitas, desconfianças, são vocábulos que indicam comportamentos que não podem fazer parte da ação dos santos . É comum não conhecermos bem nossos irmãos,e, precipitadamente, já traçarmos seu perfil, emitindo, às vezes em público, nosso juizo de valor sobre aquelas almas por quem Cristo derramou seu precioso sangue . Isso é pecaminoso . Não podemos nunca nos esquecer que "...o ladrão veio para roubar, matar e destruir."(Jo.10:10). Roubar a paz, matar o amor e destruir a harmonia entre os salvos . Nunca nos esqueçamos que nossos irmãos não são nossos adversários. Temos que denunciar e combater os falsos profetas. Nossos irmãos devem ser cuidados, estimados e defendidos .Quando nos reunimos, temos que seguir o padrão bíblico (I Co.14: 26) . A tribuna em nossos encontros não deve ser usada para lançar setas, indiretas ou pedras sobre nossos irmãos em Cristo. Nosso entusiasmo, nossa energia, o melhor de nós, deve ser utilizado para pregar o evangelho de salvação, não para ofender nossos irmãos. Precisamos controlar nossos impulsos decorrentes de nossa velha natureza. O bom perfume de Cristo (II C0.2: 15) tem o poder de atrair e não de espantar .
Vamos então nos aproximar mais de nossos irmãos . Vamos dialogar mais. Vamos aprender uns com os outros, considerando sempre o outro superior a nós mesmos (Fp.2: 3) . Vamos aplainar nossas diferenças à luz da Palavra de Deus, através de um diálogo franco e amigável. Precisamos evitar carimbar nossos irmãos em razão de nossas desconfianças gratuitas . Quando nos aproximamos de nossos irmãos, aumentamos a frequência de nossas conversas, acabamos por rir das desinteligências e meninices havidas, as quais, sem motivo, machucavam nossos corações .
Que Deus nos ilumine.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor, texto edificante, tenho visto isso conheço pessoas assim e fui alvo muitas vezes. Por isso joguei no Google pra tentar entender o que se passa na cabeça de alguém que o tempo todo acha que é vítima.
    Deus abençoe o irmão.

    ResponderExcluir