segunda-feira, 30 de maio de 2011

MENSAGEM DESMOTIVACIONAL

"...VOCÊS TAMBÉM QUEREM IR EMBORA ? " (Jo.6:68)

A confissão positiva, as palestras motivacionais, e o conhecimento dos aspectos psicológicos da auto-ajuda, são ferramentas úteis para uma sociedade materialista, capitalista , afeita ao consumo. Os ocidentais , maiormente, vivem neste mundo em busca de oportunidades, e a utilização de instrumentos que os levem a uma sensação de conforto e segurança, lhes parece sempre ser medida inteligente. Porém, o que isso tem a ver com a "fé cristã" ? O que é que o "Evangelho" tem a ver com isso ? N A D A ! Absolutamente , N A D A ! A mensagem do Evangelho caminha em direção completamente oposta às preocupações com esta vida :
"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens".(I Co.15: 19) ;
"E também, todos os que querem viver piedosamente em Cristo, padecerão perseguições..." (II Tim.3: 12) ;
"Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como também padecer por Ele." (Fp.1:29) ;
"Eles fortaleciam o ânimo dos discípulos , exortando-os a perseverarem na fé, e dizendo-lhes que é preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus".(Atos 14:22);
"E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quizer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me". (Mc.8:34) ;
"E, indo, pregai dizendo: " É chegado o reino dos céus...Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos...acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas sinagogas; e sereis conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim..."(Mt.10: 7, 16, 17 e 18) ;
"Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada".(Mt.10:34);
"Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim."(Mt.10:38);
"Quem achar a sua vida, perde-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, acha-la-á ." (Mt.10:39);
"Mas antes de todas estas coisas, lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome". (Lc.21:12) ;
"Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo que é a igreja."(Col.1:24) .

Diante destes e de outros textos, não dá para tolerar um evangelho festivo, ufanista. Quando leio a reação divina em Isaias 1: 11 a 14 , ou a firmeza das seguintes declarações: "Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me dão nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos, e ofertas de manjares, não me agradarei delas; nem me atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos".(Amós 5: 21 a 23) , fico autorizado a dizer que sinto náuseas quando presencio animadores de auditório vomitando técnicas tupiniquins mal copiadas de bruxos da física quântica, pastores sem rebanho que pululam pelas congregações, utilizando-se dos púlpitos de nossas igrejas . Perdi a paciência. Declaro guerra ao desperdício de tempo . Já não aguento mais ver tanto tempo perdido com estes pregadores auto-encantados. Me dá pena observar as ovelhas do Senhor Jesus expostas à mediocridade desses encontros marcados com propaganda espalhafatosa. Vivemos em um estado de emergência, como diz o antigo hino:
"NOITE ETERNA SE APROXIMA,
NEGRO E DENSO O SEU HORROR.
CLAMA , AVISA AOS INFELIZES,
INSTA-OS PARA O SALVADOR"
Não temos tempo a perder fazendo chaleirice, bajulando preletores motivacionais. O "Evangelho" nunca precisou desses tipos. Não há conversão genuína decorrente das palestras motivacionais. Jesus Cristo nunca foi pregador de neurolinguistica. Nosso Mestre nunca disse : " Ide e motivai as nações..." , e nem o apóstolo Paulo disse : "Ai de mim se não motivar o povo..." .
Os pregadores de auto-ajuda, os animadores de auditório, são individuos com algum gráu de transtorno de personalidade. São induvidosamente desequilibrados. Entram nas congregações se sentindo artistas, dão seu "showzinho" de quinta categoria utilizando algum texto bíblico como pretexto. Consideram-se pessoas especiais, dotadas de poderes e capacidades únicas. Os especialistas nesse tipo de patologia dizem que tais individuos : "...apresentam uma forte pressão para falar ininterruptamente, as idéias correm rápidamente a ponto de não concluir o que começou a falar, sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente". Depois de cerca de uma hora dizendo frases feitas, jargões, e conceitos da neurolinguistica aprendidos em algum folhetim barato, descem da tribuna dando tapinhas nas costas da liderança, tudo na presença de uma platéia estática, vazia dos conteúdos da fé cristã. É desastroso ! Dá nojo!
É preciso dizer não aos embusteiros! É preciso rechaçar os mercadores do evangelho!. É preciso "tapar-lhes a boca", no dizer de Tito (Tito 1: 11) . É preciso despertar (acordar do sono) as lideranças eclesiásticas que toleram e estimulam êste tipo de perda de tempo. Os crentes ajuizados precisam colocar o alto-falante nas orelhas das lideranças que permitem o acesso desses pregadores em nossos púlpitos, calibrar no último volume, e ler isso em voz alta : "Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e amam tosquenejar. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte". (Is.56: 10 e 11) .
Temos que anunciar o evangelho de salvação; pregar a mensagem simples de arrependimento e confissão para remissão de pecados. Não temos tempo para gastar com fanfarrões, alardeando papagaiadas e besteirol ufanista .
A Palavra de Deus precisa voltar a ser pregada com todas as suas implicações, inclusive a rejeição das multidões . A cruz precisa voltar aos nossos púlpitos. Precisamos voltar "à loucura da pregação". Precisamos voltar a ter coragem de pregar o "EVANGELHO QUE DESMOTIVA" ( inclusive) a maioria dos crentes (Jo.6:66) .
Que Deus tenha misericórdia de nós !

Nenhum comentário:

Postar um comentário