sexta-feira, 11 de março de 2011

CRÔNICAS DE UM RETIRO ABENÇOADO-UMA REFLEXÃO

Crente não gosta de "carnaval", mas gosta muito do feriado , que geralmente proporciona um descanso de quatro (4) dias. Nesse período, os crentes costumam organizar passeios, acampamentos, retiros. Neste ano (2011), pela graça de Deus pude participar de um desses eventos na cidade de Mairiporã-SP. Tudo muito bem organizado por uma equipe de abnegados irmãos envolvidos na obra . Aquele lugar bem poderia ser chamado de "Maanaim".
Foram dias chuvosos, não havia quartos e nem banheiros individuais, tampouco chalés com suites para casais.A chácara alugada tinha instalações e espaço modestos. As atividades esportivas nas horas "livres" não puderam ser praticadas como gostaríamos. Parte do programa foi suprimida em razão do clima. Mas houve COMUNHÃO. Aleluia ! Muita COMUNHÃO. Isso era tudo que precisávamos .A comida , na hora e na medida certas, satisfez nossas necessidades. Trocamos experiências; nos misturamos; brincamos muito; rimos bastante. Tivemos até a visita de pessoas ilustres, tais como: "robocop","Cid Moreira", "Tio Fio", "Seu boneco", "Roque", e até o "menininho da Seven Boys" , todos comandados pelo "Silvio Santo". Também oramos bastante; choramos juntos na presença do Senhor; tivemos momentos de contrição; cantamos louvores a Deus; lemos sua Palavra e tivemos tranquilidade para, longe dos jogos eletrônicos, mídia e redes sociais, refletirmos sobre as verdades eternas. O ganho de um encontro como este, é incomensurável . As eventuais questiunculas decorrentes da costumeira investida do inimigo de nossas almas, ninguém nem notou. Não demos crédito. As palestras foram enriquecedoras. O pastor Ronaldo Cabrera nos lembrou que "Deus se deixa achar quando o buscamos de todo o coração" (Jer.29:13), e que "é importante ter um encontro com a igreja, mas é vital ter um encontro com o Senhor da igreja" (Gen.25:21 a 25; Gen.32: 22 a 32). O aspirante Evandro , tratando do "avivamento", mostrou que é preciso amar, proclamar e ser santo. O Bispo Anderson Caleb nos ensinou que "ministério não dá certo sozinho", e que é preciso que sejamos o "Absai" de nosso irmão (II Sam.21: 15 a 17; 22: 14 a 17). A missionária Mara nos concitou a tomarmos posição , a termos atitude diante da vida , dando o seu testemunho pessoal que é um exemplo para todos nós . O pastor Carlos Cruz nos convidou a vivermos um cristianismo com "significado" (Lc.10: 38 a 42) perguntando: "Em que temos nos ocupado ?; Onde investimos nossos esforços ?; receber e ter perto o melhor, resolve ?; Do que a vida é feita ?".
Deixei para relatar a reflexão do pastor Carlos Evangelista (05.03.11) agora, porque entendo que ela foi o resumo daquele encontro : A UNIDADE . Foi, sem dúvida, o que sobressaiu naquele conclave .O pastor Carlos destacou, entre outras coisas, que entre
nós há pessoas fortes, mas há também fracos .Porém todos temos que cooperar visando o bem comum. Nenhum de nós pode prescindir do outro .
A "UNIDADE" pedida pelo Senhor Jesus Cristo em sua oração sacerdotal (João cap.17), é mais que uma virtude "desejável", ou um "ideal" a ser alcançado. Trata-se de uma prática vital na causa do Mestre, porque sem ela os homens não crerão no Senhor Jesus: "Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em mim, e eu em Ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste"(Jo.17: 21).A pregação do Evangelho não surtirá seus efeitos, e nem alcançará seu objetivo, caso não haja a UNIDADE preconizada pelo Senhor Jesus. "Unidade" não é necessáriamente unanimidade; também não é necessáriamente uniformidade. No cristianismo é permitido pensar e ser diferente . O que deve unir os crentes é o que diz o apóstolo Paulo : "Há somente um corpo e um Espírito...uma só esperança...um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Ef.4: 4 a 6) . Cristo nos une; o Espírito Santo nos une. Como bem diz a Dra.Joyce Clayton : "A espiritualidade biblica não é um produto massificado: há diversidade na unidade." (O Cristão-ano 109, nr.4- 2000-pg.12) . Somos pessoas livres no Senhor Jesus (Jo.8: 36), com origens diferentes, formação intelectual diferente uns dos outros, com necessidades e anseios diferentes, com entendimentos diferentes em questões periféricas, mas devemos ser unidos no que é FUNDAMENTAL . Os crentes dos primeiros séculos nunca se reuniram em concílio para definir o que era FUNDAMENTAL no cristianismo, ou editar uma CONFISSÃO DE FÉ . De sua vida prática, aqueles irmãos do passado concluiram que o FUNDAMENTAL é :"Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu,; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna.Amém" . Para aqueles irmãos isso era o FUNDAMENTAL no cristianismo . O apóstolo Paulo nos dá a receita de como alcançar a "UNIDADE" : SUPORTANDO-NOS UNS AOS OUTROS (Rom.15: 1; Ef.4: 1 a 3). O profeta Amós já tratou desse "acôrdo" que deve haver entre os santos (Amós 3: 3). "Acôrdo" pressupõe tolerância de diferenças, abrir mão de direitos e convicções menores, considerar "os outros superiores" a nós mesmos , como nos ensina Paulo (Fil.2: 3) . O salmista Davi deixa claro que o Senhor ordenará a "sua bênção e a vida para sempre" , quando houver a "unidade" entre os irmãos (Sl.133) .
Vi com bons olhos o retiro no carnaval de 2011 . Saí de lá enriquecido, melhorado . Amo a meus irmãos, e agradeço a Deus por eles me "tolerarem" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário