quinta-feira, 3 de março de 2011

DUAS HIPÓTESES, UMA CONCLUSÃO, UM CONSELHO

"Se você for "fiel" a Deus nos dízimos, você será abençoado com toda sorte de bençãos";
"Quando você dá o dízimo, as janelas do céu se abrem e você prospera financeiramente";
"Quer progredir financeiramente? Então traga para a casa do tesouro o seu dízimo";
"Se você não comer a semente (dízimo), você pode até não ser abençoado em outras áreas, mas financeiramente será, ainda que não queira";
"Se você não der o dízimo, você é um ladrão e nunca prosperará financeiramente";
"O cristão que não é dizimista, jamais prosperará";
"O diabo não pode mais agir legalmente na vida financeira do dizimista";
"A fidelidade na entrega dos dízimos nos faz prósperos e abençoados";
"Quem não dá o dízimo, não crê no Senhor Jesus";
"Quem não dá o dízimo é maldito";
"Quem dá o dízimo tem o direito de colocar Deus à prova";
"Quando damos o dízimo, nós é que decidimos quando Deus agirá";
"Faça a sua parte dando o dízimo, e Deus fará a parte dele";

Certamente você já ouviu algum lider religioso fazendo uma das afirmações acima, ou alguma parecida com elas .

Olhando para êste tipo de cristianismo mercantilizado, ME LEMBRO :
Paulo - foi decapitado em Roma por ordem de Nero
Matias- foi martirizado na Etiópia
Simão, o zelote- foi crucificado na Armênia
Judas Tadeu- foi crucificado juntamente com Sião o zelote
Tiago (o menor) - foi crucificado
Tomé- foi martirizado até à morte em Masdras
Bartolomeu- foi esfolado vivo na Armênia
Felipe- foi crucificado em Hierápolis
Tiago (o maior)- foi decapitado por Herodes
André- foi crucificado em Patras
Simão Pedro- foi crucificado de cabeça para baixo em Roma
Lucas- foi enforcado em uma figueira na Grécia
Marcos- foi arrastado pelas ruas de Alexandria, no Egito, até morrer
Barnabé- foi apedrejado até à morte



ME LEMBRO :
da "prosperidade financeira" de Paulo = "São ministros de Cristo? eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentena de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez." (II Co.11: 23 a 27)

ME LEMBRO :
da "prosperidade financeira" dos herois da fé = "As mulheres receberam pela ressurreição; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados, dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa: provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados" "(Heb.11: 35 a 40)

ME LEMBRO
da "prosperidade financeira de uma viúva..."= "Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento".(Mc.12: 44)

ME LEMBRO
da "vitória financeira" das igrejas da macedônia = "Também , irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder , o que eu mesmo testifico, e ainda acima do seu poder, deram voluntáriamente. Pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus" (II Co.8: 1 a 5)

ME LEMBRO
da pergunta semântica de Tiago a respeito da "vida financeira vitoriosa" dos crentes = "Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam ? (Tg.2: 5)

Teriam sido os apóstolos e servos de Deus do passado pessoas infiéis na entrega do dízimo ?
Nenhum deles ficou rico. Ao contrário, morreram todos pobres e de maneira violenta.
Seriam as igrejas da Macedônia , igrejas infiéis ?
Eram extremamente pobres, isto é, abaixo da linha da pobreza, e ainda assim contribuiram com os santos pobres de Jerusalém.
Por que não prosperaram financeiramente ?
Teria sido o apóstolo Paulo um crente infiel ?

DUAS HIPÓTESES
1) Ou eram crentes infiéis na entrega dos dízimos e ofertas ;
2) Ou contribuiam voluntáriamente , de acordo com suas posses e com amor, sem esperar nenhum tipo de contraprestação por parte de Deus .

UMA CONCLUSÃO
A magnífica conclusão de Asafe no Sl.73, somada ao relato da vida de diversos personagens bíblicos, e até a nossa própria experiência pessoal, dão conta de que não existe qualquer relação de causa e efeito em nosso relacionamento com o Criador na Nova Aliança. Deus é Pai, é misericordioso, e será pecaminosa qualquer tentativa de proposta de "negócio" com Ele .

UM CONSELHO
Qualquer neófito na fé, por mais débil que seja seu conhecimento das verdades eternas, sabe que não podemos fazer doutrina baseados em experiências pessoais. Na vida do crente, a questão do dinheiro e sua aplicação (mordomia), merecem uma exegese mais atenta, mais bem feita, um estudo mais aprofundado e sem paixões acerca da vida de Abraão, Jacó, dos meandros da Lei, até chegarmos à Nova Aliança. Prometer a solução de problemas financeiros e outros desta vida, por via da entrega de dízimos nas tesourarias das instituições religiosas, é ato desonesto. Cristianismo é coisa séria. O crente que tem juizo, não perde nunca o foco. Precisamos pregar o evangelho de salvação. Precisamos convidar o pecador ao arrependimento e à confissão
para a remissão de pecados (Lc.24: 44 a 47) . Nunca nos esqueçamos que o evangelho, ao longo da história, foi espalhado, mantido e vivido PELOS POBRES .
Que Deus nos dê fé suficiente para entendermos que sua causa continuará sendo levada avante, independente dos cofres cheios .

Nenhum comentário:

Postar um comentário