quarta-feira, 23 de março de 2011

"PASTO PARA TODAS AS FERAS"

"Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo" (Ez.34:5) .
A pesquisa internacional "World Values Survey", dirigida pelo cientista político Ronald Inglehart, da Universidade de Michigan/USA, analisou 97 paises do mundo de 1981 a 2007. A conclusão foi que a Dinamarca é o país mais feliz do mundo, enquanto que o Zimbabue é o mais infeliz.
Na mesma linha, mais recentemente, o Instituto Gallup fez uma pesquisa para a revista Forbes analisando 155 paises . A pesquisa foi publicada em 19.07.10 ,. No topo da lista aparece novamente a Dinamarca como mais feliz, seguido da Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda.
A mais famosa apresentadora da TV americana, Oprah Winfrey, fez um programa especial para saber por que a Dinamarca é considerado o país mais feliz do mundo. Foi até lá. Visitou vários lugares, conheceu pessoas, investigou costumes, comeu a comida típica. Conversando com várias amigas dinamarquesas, foi surpeendida quando uma delas revelou que o povo dinamarquês não é religioso. O país é quase todo ateu. A conclusão é a de que Deus não é necessário para ser feliz. Acerca desse episódio, o blog "maueviviam.blogspot.com" , enviado a mim pelo Rev.Antonio C.Vieira Ramos, comenta: "Aí vem a grande pergunta: Qual mensagem pregar para os dinamarqueses ?
-Venha pra Jesus e ele vai te trazer felicidade.
Eles já têm isso. Pelo menos de acordo com as estatísticas .
-Venha pra Jesus e você terá muitos amigos ?
Ora, pelo que vi, amizade não falta aos dinamarqueses.
-Jesus te ama e tem um plano maravilhoso para a sua vida .
De acordo com eles, quem os ama de verdade é o governo da Dinamarca que tem um plano maravilhoso para eles. Sistema de saúde e educação gratuita. O governo cuida muito bem do seu povo. Ele o ama.
Um amigo recebeu um e-mail com o convite abaixo para o culto de domingo de uma conhecida igreja de São Paulo. Leia o cartaz com atenção. Veja e tire as suas próprias conclusões, se esse convite para a igreja seria chamativo ou não na Dinamarca:
-PRINCIPIOS PARA UMA VIDA FELIZ E AMIGOS-
Essa mensagem jamais conseguiria alcançar o povo europeu, porque tudo isso que está sendo prometido para eles, eles já possuem. E sem as amarras da religião. Eles podem fazer tudo isso negando a existência de Deus e fazendo o que quizerem".

Qualquer crente ajuizado, sabe que a "causa" de Cristo exige a pregação pura do evangelho de salvação. Pregar o evangelho é pregar o "arrependimento" seguido da "confissão de pecados" . Simples assim. Toda pirotecnia, todo malabarismo gospel com sua parafernália, e a tentativa de manipulação do poder de Deus, irão à bancarrota brevemente .Ninguém aguenta misancene (mis-en-scéne), firula espiritual , por muito tempo. Enjoa . O mundo conheceu grandes avivalistas cristãos , "homens dos quais o mundo não era digno", entre eles :
JONATHAN EDWARDS (1703-1758)
JOHN WESLEY (1703-1791)
CHARLES G.FINNEY (1792-1875)
CHARLES H.SPURGEON(1834-1892)
DWIGHT L.MOODY (1837-1899)
WILLIAM J.SEYMOUR (1906 )
Estes homens entenderam o que é verdadeiramente "a causa de Cristo". O "sinal" que eles mostraram para os perdidos, foi do do profeta Jonas: "...ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida" (Jn.3:4) . Eles entenderam que eram "atalaias" (Ez.33: 1 a 20), e que , nesta condição, tinham que dar o "aviso" em sua inteireza, sem floreios, sem rodeios, sem perfumaria .
Destes acima , separei apenas dois como modelo, para mostrar como era feita a pregação do evangelho por eles :

JONATHAN EDWARDS
Sermão pregado em 08.07.1741-Enfield, Connecticut-USA-
"PECADORES NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO"- (Deut.32: 35)

Excertos-
"Essa mensagem pode despertar as pessoas não convertidas para o significado do perigo que estão correndo. Isso que vocês escutaram é o caso de todo aquele que não está em Cristo. Esse mundo de tormento, isto é, o lago de enchofre encandescente, está aberto debaixo de vossos pés. Ali se encontra o terrível abismo de chamas que ardem com fúria de Deus, e o inferno com sua imensa boca escancarada.E vocês não têm onde se apoiarem, nem coisa alguma onde se segurarem. Não existe nada entre vocês e o inferno, senão o ar, e só o poder e o favor de Deus podem vos suster... vossas iniquidades vos fazem pesados como chumbo, pendentes para baixo, pressionados em direção ao inferno pelo próprio peso, e se Deus permitisse que caissem vocês afundariam imediatamente, desceriam com a maior rapidez, e mergulhariam nesse abismo sem fundo...Se não fosse a misericórdia de Deus, a terra não suportaria vocês por um só momento, pois são uma carga para ela. A natureza geme por causa de vocês... Eis aí as nuvens negras da ira de Deus pairando agora sobre as vossas cabeças, carregadas por uma tempestade ameaçadora, cheia de trovões... O arco da ira de Deus já está preparado, e a flecha ajustada ao seu cordel. A justiça aponta a flecha para vosso coração, e estica o arco. E nada, senão a misericórdia de Deus, um Deus irado, que não se compromete e a nada se obriga, impede que a flecha se embeba agora mesmo do vosso sangue. Assim estão todos vocês que nunca experimentaram uma transformação real em vossos corações pela ação poderosa do Espírito do Senhor em vossas almas, todos vocês que não nasceram de novo, nem foram feitos novas criaturas, ressurgindo da morte do pecado para um estado de luz, e para uma vida nova nunca experimentada antes... Oh!, pecador, pense no perigo terrível que se encontra ! É sobre uma grande fornalha de furor, sobre um abismo imenso e sem fim, cheio do fogo da ira, que você está pendurado... Você está suspenso por uma linha tênue... Os pecadores em Sião se assombraram, o tremor se apoderara dos impios; e eles perguntam: quem dentre nós habitará com o fogo devorador ? Quem dentre nós habitará com as chamas eternas ? (Is.33: 12, 14) . Assim será com vocês que não são convertidos, se permanecerem neste estado...E agora vocês tem uma excelente ocasião. Hoje é o dia em que Cristo abre as portas da misericórdia de par em par, e se coloca de pé clamando e chamando em alta voz os pobres pecadores... Queira Deus todos aqueles que estão fora de Cristo, pendentes sobre o abismo do inferno, quer sejam senhoras e senhores idosos, ou pessoas de meia idade, quer jovens ou crianças, que possam dar ouvidos agora aos chamados da Palavra e da Providência de Deus" .

Dizem os historiadores que Jonathan Edwards não era um bom orador, mas, enquanto ele pregava o evangelho nesta ocasião, houve pessoas que choravam e clamavam por arrependimento, enquanto que outros se agarravam às colunas do templo, como se estivessem sendo engolidos pelo inferno. Ele teve que esperar as pessoas se acalmarem para terminar seu sermão .



JOHN WESLEY
Sermão pregado na Universidade Oxford em 04.04.1742 (Ef.5: 14)
"Desperta tu que dormes"

-Excertos-
"O estado natural do homem é de profunda obscuridade, lembrando a condição segundo a qual as trevas cobrem a terra e a noite densa envolve o povo. O pobre pecador ainda não despertado, qualquer que seja a extensão dos conhecimentos que possua acerca de outras coisas, não se conhece a si mesmo...Não sabe que é um espírito decaido, cuja necessidade primacial, no mundo presente, é reerguer-se de sua queda e recuperar a imagem de Deus... Encarcerado em prisões de aço e de miséria, protesta estar em liberdade. Ele diz: Paz, Paz! , enquanto o diabo, como um forte homem armado, está de plena posse de sua alma. Dorme plácidamente, enquanto o inferno se move sob seus pés para lhe vir ao encontro; enquanto o abismo , de onde ninguém jamais regressa, abre suas fauces para o tragar. Arde o fogo em torno de si, e ele não o pressente; queima-o, e apesar de tudo ele nada percebe. Por adormecido entendemos, pois, o pecador satisfeito com seus pecados; contente com o permanecer em seu estado de queda... o que ignora sua enfermidade e o remédio único que o pode curar... Desperta, desperta ! Levantata-te neste momento, para que não aconteça teres que beber, pela mão do Senhor, a taça de seu furor. Move-te ao encontro do Senhor, tua justiça, te possa salvar!...Desperta e clama com o tremor do carcereiro:-Que devo fazer para eu ser salvo ? - E não descanses nunca até creres no Senhor Jesus com uma fé que é dom da parte dele, pela operação do Espírito... Esperas ser salvo ? ; mas que razão tens a dar da esperança que há em ti ? Será porque não causaste prejuizo, ou porque fizeste grande cópia do bem, ou porque não és como os demais homens, mas sábio, ou erudito, ou honesto e moralmente bom, estimado do povo e de reputação ilibada ? Ai! A soma de tudo isso jamais te levará a Deus... Não compreendestes o que significa -Não vim chamar justos, mas os pecadores ao arrependimento-?...Não reconheceste teu desamparo, não sentiste tuas misérias ? És pobre de espírito, clamando por Deus e recusando todo conforto ? És o pródigo que cai em si mesmo, ficando bem contente de ser daí por diante considerado fora de si por aqueles que ainda se alimentam das bolotas que ele deixou? Desejas viver piamente em Cristo Jesus, estando por esta causa sofrendo perseguição ? Dizem os homens falsamente toda sorte de mal contra ti, por causa do Filho do Homem ? Que, através de todo este interrogatório, ouças a voz que desperta o morto e sinta o martelar da Palavra que despedaça as rochas!...Reconhece teu estado de perdição e levanta-te da morte... Segue a Jesus, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos. Salva-te desta geração perversa. Sai do rio deles e separa-te, e não toques as coisas impuras, e o Senhor te receberá. Cristo te alumiará."


Volta e meia ouvimos o relato de pregadores brasileiros dizendo que na Europa é dificil pregar o "evangelho". Que na Europa o povo não quer saber do "evangelho". Mas, que evangelho ? Aquele que é pregado por aqui ? O antroprocêntrico ? O da busca obsessiva por "bênçãos" ? O da obsessão por "milagres" ? O mercantilizado ? O dos cofres cheios ? O da manipulação da mão de Deus ? O da fé mágica ?
Oferecer o evangelho tupiniquim da oferta de benesses para o povo europeu, é, para dizer o mínimo, estultícia .
A verdade é que, a esmagadora maioria dos pregadores brasileiros hodiernos, não pode pregar na Europa. O que se prega no Brasil hoje, ressalvadas as felizes exceções, é :
"Venha participar de nossa igreja. Nós vamos orar e você será um vencedor! " ;
"Você nasceu pra ser feliz. Se você crer você vai receber o que veio buscar" ;
"Filie-se ao nosso ministério e você vai ter de volta o que o diabo tomou de você";
"Faça esta campanha e receba o que o teu coração deseja ";
"Você está no lugar certo. Basta você crer que terás prosperidade" ;
"Seja fiel (dízimo) e você prosperará na vida";
"Receba hoje a unção especial com óleo, e você vai parar de sofrer" ; e outras do mesmo tipo .
A "mensagem" (pregação) é rasa, enganosa, fútil, tosca e refratária. É rasa no seu conteúdo, enganosa no seu propósito, fútil na sua estrutura, tosca na sua entrega e refratária no seu resultado .
A continuar assim, a igreja evangélica brasileira , ressalvadas as exceções, cairá logo no descrédito, e assistirá a maior dissidência jamais vista em sua história .
Que Deus infunda no coração das lideranças profundo senso de responsabilidade . Que estes homens colocados como "atalaias" não escondam "todo o conselho de Deus". Que tenham a coragem para anunciar o evangelho puro com todas as suas necessárias implicações .
Que Deus tenha misericórdia de todos nós .

Nenhum comentário:

Postar um comentário